A Prefeitura lançou a campanha Não é Não contra a importunação e abuso sexual durante o Carnaval 2026. Ações de conscientização vão acontecer em vários pontos da cidade.
“Queremos um Carnaval com respeito e onde todas e todos possam se divertir, por isso é importante essas ações integradas com as equipes da SecMulher, da Secretaria de Saúde e também as forças de segurança”, disse o prefeito Hingo Hammes.
A secretária de Direitos e Políticas para as Mulheres, Rosângela Stumpf, explica que as ações vão acontecer ao longo dos dias de folia.
“No domingo, as equipes da SecMulher estiveram no bloquinho Incluir Petrópolis para distribuir panfletos sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e falar da importância das denúncias. A partir de sexta-feira, dia 13, quando começa a programação do Folia Imperial, vamos estar na Feira Deguste junto com as equipes da Secretaria de Saúde falando também sobre as doenças sexualmente transmissíveis e destruindo camisinhas. São ações integradas que vão acontecer ao longo de todo o Carnaval”, explicou a secretária de Direitos e Políticas para as Mulheres, Rosângela Stumpf.
“É importante essa integração para que levar informações e dizer as mulheres que elas não estão sozinhas e que devem denunciar, e para os homens que eles respeitem a decisão: Não é não”, ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Aloísio Barbosa.
Além da sensibilização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis, a campanha Não é Não também vai apresentar a rede de apoio às mulheres vítimas de violência e os canais de denúncia – Disque 180 e o telefone da Polícia Militar 190.