O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fará melhorias nos acessos às áreas de produção rural no Brejal – na Posse. As máquinas e equipamentos chegaram ao quinto distrito na segunda-feira (9.02). A retomada do “Programa Estradas Agro RJ” atende a uma solicitação do secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, que encaminhou a demanda de moradores e produtores rurais ao governador Cláudio Castro e agilizou o envio dos equipamentos junto a Secretaria de Agricultura. Já estão na localidade: uma retroescavadeira, uma moto niveladora (patrol) e dois caminhões.
- A chegada da patrulha do “Estradas Agro RJ” nos traz esperança de melhoria no escoamento da produção para a Ceasa e para todas as regiões. Nós produtores rurais, precisamos de ruas em boas condições para isso. Agradecemos o governo do estado – destaca o presidente da Associação de Produtores Rurais do Brejal, Sidnei Silva de Lima.
- O apoio às demandas dos municípios é uma determinação do governador Cláudio Castro. Este trabalho de melhoria nos acessos às áreas rurais, feito pelas patrulhas do programa “Estradas Agro RJ” é um auxilio ao produtor, para que o escoamento dos produtos agrícolas seja feito da melhor forma – explica Bernardo Rossi, destacando que o Brejal é a área de produção rural pioneira no cultivo de orgânicos no município.
- O “Programa Estradas Agro RJ” engloba ações e iniciativas voltadas para o desenvolvimento do setor agropecuário fluminense. O Rio de Janeiro tem uma agricultura forte e de qualidade. Com o programa, o Governo do Estado avança de forma concreta no apoio aos produtores – destaca o secretário de Agricultura, Felipe Brasil.
O trabalho dos produtores do Brejal deu a Petrópolis, em 2018 o titulo de Capital Estadual dos Produtos Orgânicos. Hoje a região conta com cerca de 250 produtores, considerando produção tradicional e cultivo de orgânicos. -Melhorar o escoamento da produção rural reduz os custos e na ponta significa produtos com mais qualidade e menor preço para todos nós consumidores – destaca o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Ao todo cerca de 830 famílias vivem da produção rural em Petrópolis. A cidade tem em nove regiões voltadas para a produção, entre as quais Brejal, Bonfim, Caxambu e Vale das Videiras.
- Em nome dos produtores agradeço ao governador Cláudio Castro, ao secretário de Agricultura, e principalmente ao Bernardo que mostra mais uma vez que é parceiro dos produtores rurais de Petrópolis. Ano após ano, o Bernardo trabalha para que a manutenção das estradas vicinais seja feita – destaca o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrópolis, Henrique Mesquita da Costa.
Desde 2023, por indicação de Bernardo Rossi, o “Patrulha Mecanizada”, melhora as condições de estradas vicinais para acesso a áreas de produção no Brejal, no Bonfim, no Caxambú, entre outras localidades rurais de Petrópolis.