O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta quarta-feira (11), uma intervenção urbana da campanha “Não é Não! Respeite a decisão”, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, como parte das ações de prevenção ao assédio e à importunação sexual durante o Carnaval.
“O Carnaval é uma festa de alegria e liberdade, mas o respeito às mulheres é inegociável. A campanha ‘Não é Não! Respeite a decisão’ reforça que assédio não é brincadeira e que toda mulher tem o direito de ocupar os espaços com segurança”, disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
A mobilização levou a mensagem de respeito ao público que circulava pela região por meio de uma intervenção simbólica, com anúncio do alto de uma plataforma, abertura de faixa, distribuição de materiais informativos e apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, em clima de Carnaval e conscientização. Foram distribuídos 1500 materiais informativos.
“O comando da corporação está atento a essa temática. E não apenas no Carnaval. Durante todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro capacita seus militares para a pronta identificação, o acolhimento e o encaminhamento de mulheres vítimas de violência para a rede de proteção do Estado. Também fomos pioneiros na criação de uma Sala Lilás, um Centro de Referência ao Enfrentamento da Violência para tratar de casos envolvendo militares e seus dependentes. Hoje, estamos aderindo a essa importante campanha, junto à Secretaria Estadual da Mulher, visando à conscientização da população: Não é não! Neste carnaval, e ao longo de todo o ano, respeite a decisão!”, ressaltou o Coronel Luciano Sarmento, Chefe do Estado Maior Geral e subcomandante-geral do CBMERJ.
Para o aposentado Nilramo Soares, que passava pelo local, a iniciativa é fundamental para consolidar uma cultura de respeito e de igualdade de direitos. “Quando reforçamos que ‘respeitar a decisão’ é inegociável, estamos promovendo uma lição de cidadania que deve ser praticada todos os dias”.
A ação contou com a presença da secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, e do subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel BM Sarmento, reforçando a atuação integrada do Governo do Estado na proteção das mulheres.
“Fiquei curiosa para entender o que estava acontecendo e, ao conhecer a iniciativa, percebi o quanto ela é necessária. É muito triste constatar os altos índices de violência e abuso contra as mulheres. Por isso, considero esse um trabalho lindo e essencial de conscientização da sociedade. É uma causa urgente e muito importante. Nós, mulheres, precisamos estar conscientes dos nossos direitos e da importância de proteger nossas vidas. Eu faço parte desse movimento e acredito que já passou da hora de darmos um basta”, declarou a carioca Márcia Marques.
A intervenção integra a campanha “Não é Não! Respeite a decisão”, que atua de forma permanente ao longo do ano e é intensificada no período do Carnaval, com ações de sensibilização, capacitação de profissionais e divulgação dos canais de ajuda às mulheres em todo o estado.