A Prefeitura mobilizou cerca de 70 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para atuar no esquema de segurança do Folia Imperial. O efetivo foi dividido para acompanhar os blocos com maior expectativa de público, além dos locais mais movimentados, como Palácio de Cristal, Praça da Águia, Praça da Liberdade e Parque Cremerie. Outra medida de segurança importante será a disponibilização de pulseirinhas de identificação de crianças, que serão oferecidas em três locais pela Secretaria de Assistência Social.
“Nosso trabalho foi voltado para organizar um Carnaval com muita alegria e segurança para todos. Teremos a Guarda Civil nos pontos com maior público e nos principais blocos, para garantir a tranquilidade e a diversão dos petropolitanos e de quem vai vir para cidade para curtir a Folia Imperial”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
O esquema de segurança começou a na sexta (13), com agentes deslocados para a Praça da Águia, para acompanhar a programação da Feira Deguste.
No sábado, as equipes foram divididas entre o Palácio de Cristal, onde aconteceu o Agita Folia , e para acompanhar dois blocos: Vai dar M, e Vai Quem Quer. O primeiro se reuniu na Praça Paulo Carneiro, enquanto o segundo teve concentração na Praça Clementina de Jesus, ambos no Centro. Nos dois casos, os agentes destacados acompanharam todo trajeto dos blocos.
No sábado e também no domingo, uma equipe atuou no Parque Cremerie, que tem programação especialmente voltada para as crianças. Entre domingo e terça (17/02), equipes da Guarda Civil foram colocadas na Praça da Liberdade.
O domingo ainda teve o Banho à Fantasia, no Itamarati, que também contou com agentes destacados para reforçar a segurança dos participantes.
No último dia da Folia Imperial, a Guarda Civil vai acompanhar dois blocos: Bloco do Caolho, às 11h, que sai a partir da Rua Padre Siqueira, e o Vai dar M, novamente às 16h, no mesmo ponto (Praça Paulo Carneiro).
“Além dos agentes destacados para acompanhar cada evento, também teremos equipes fazendo rondas periódicas em outros locais, conforme necessidade de atuação, para garantir um Carnaval seguro para todos e em toda cidade”, disse o comandante da Guarda Civil, Eliel Silveira.
Novos equipamentos serão usados pela Guarda Civil
O trabalho da Guarda Civil vai contar com novos equipamentos que Petrópolis recebeu a partir de uma doação feita pela Receita Federal no fim do ano passado. Entre esses equipamentos estão 100 lanternas e 30 rádios de comunicação, que já estarão à disposição dos agentes no período do Carnaval. Além desses equipamentos, também foram doadas 30 câmeras, que serão instaladas posteriormente para auxiliar as atividades da corporação.
“Nós queremos que o Folia Imperial de 2026 seja igual ao do ano passado, quando não tivemos ocorrências e tudo aconteceu com a maior tranquilidade, permitindo que todas as famílias pudessem aproveitar o Carnaval em segurança”, afirmou o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão.
Ainda pela SSSOP, a Fiscalização de Posturas vai atuar para coibir irregularidades, principalmente sobre a atuação do comércio de ambulantes. Para este Carnaval, além dos ambulantes regulares, foram autorizados mais nove para atuação temporária.