Na manhã desta quinta-feira (20), o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha – Batalhão Dom Pedro II – realizou uma formatura em homenagem aos bravos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram em solo italiano durante a Segunda Guerra Mundial.
A cerimônia relembrou a conquista do estratégico Monte Castelo, posição-chave da Linha Gótica, nos Apeninos italianos. A vitória marcou de forma decisiva a participação brasileira no conflito e eternizou o espírito de bravura dos soldados que combateram sob a insígnia da FEB.
Durante o evento, foi executado o toque de silêncio em memória aos heróis da Força Expedicionária Brasileira que, com sacrifício, defenderam a honra da Pátria e os ideais de liberdade.
Em reconhecimento aos feitos dos pracinhas, o comandante do batalhão convidou familiares dos ex-combatentes petropolitanos presentes para depositarem uma corbelha de flores no monumento aos ex-combatentes do “Trinta e Dois”. Em seguida, os participantes entoaram a Canção do Expedicionário, e o comandante do 32º BIL Mth realizou a leitura da Ordem do Dia alusiva à data.
A solenidade contou com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições de Petrópolis, entre elas procuradores da Advocacia-Geral da União, veteranos do Exército, militares do Destacamento do Pico do Couto (Força Aérea Brasileira), integrantes do 15º Grupamento de Bombeiros Militares, do 26º Batalhão de Polícia Militar, da Guarda Civil de Petrópolis, da Fábrica da Estrela, além de membros do Instituto Histórico de Petrópolis, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Petrópolis, da Associação dos Veteranos da FEB – Petrópolis, da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército – Petrópolis, do Rotary Club de Petrópolis e da sociedade petropolitana, além de familiares de ex-combatentes.