Pedra Fundamental da unidade será lançada na terça-feira, 24 de fevereiro
Por Leandra Lima
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Pedra Fundamental do Destacamento de Bombeiros Militar (DBM 4/16) será lançada no dia 24 de fevereiro de 2026, em São José do Vale do Rio Preto. A unidade atenderá também localidades vizinhas como Três Rios, Sapucaia e Sumidouro. Antes da instalação, o atendimento no município era realizado pelo DBM 3/15 – Areal, com apoio do 16º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM).
Para a corporação, o destacamento, que segundo a instituição faz parte do “Projeto Bombeiro 100%”, representa um avanço significativo no atendimento a emergências na região. A nova unidade ficará sob coordenação do comando do quartel de Teresópolis (16º GBM Teresópolis). A estrutura é considerada estratégica devido à capacidade operacional, que prevê reduzir o tempo de resposta às ocorrências, que anteriormente era maior por razões de distância entre os quartéis localizados em outras cidades.
Unidade estratégica
A instituição informou que, por conta da distância percorrida pelas equipes, o tempo médio de resposta era de aproximadamente uma hora, podendo ser ainda maior dependendo da localidade da ocorrência. Cenário que mudará, pois com a instalação a estimativa oficial é que o “tempo-resposta” seja reduzido pela metade, podendo ser ainda menor em determinadas áreas.
“A localização é considerada estratégica, pois o município situa-se em área limítrofe entre as zonas de cobertura do DBM 3/15 – Areal e do 16º GBM, o que anteriormente implicava maiores distâncias de deslocamento. A nova unidade garantirá maior rapidez e eficiência no atendimento à população local”, afirmou a corporação.
Especialidades
O Destacamento de Bombeiros Militar (DBM 4/16) atuará em ocorrências como salvamentos, colisões de veículos e combate a incêndios. A nova unidade faz parte da estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Como está dentro do Projeto Bombeiro 100%, a nova unidade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto e o Governo do Estado.
Outros municípios agraciados
Na Região Serrana, logo no início de fevereiro, foi anunciado pelo Corpo de Bombeiros que os municípios de Comendador Levy Gasparian e Sapucaia serão contemplados com novas unidades do CBMERJ, ampliando a capacidade de resposta operacional. Ambas as unidades serão contempladas pelo Projeto 100%.