Ação conjunta das secretarias de Saúde e Educação contempla unidades com atendimento direto aos estudantes
A Prefeitura realiza, entre os dias 10 e 12 de julho, uma ação de atualização do calendário vacinal em unidades da rede municipal de ensino. A vacinação será voltada a crianças e adolescentes, conforme preconizado pelo Calendário Nacional de Vacinação. A aplicação dos imunizantes será nas escolas, com exceção da vacina contra a dengue.
Para que o estudante seja vacinado, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, CPF ou RG, além do Termo de Autorização assinado pelos responsáveis. A escola deve manter em arquivo uma cópia do termo e, se houver, do Termo de Recusa.
“Estamos mobilizados para garantir o acesso à imunização dentro do ambiente escolar. Essa ação fortalece a proteção da comunidade e promove o cuidado contínuo com a saúde pública”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
No dia 10 de julho, a vacinação será realizada no Centro de Educação Infantil Sonia Regina Scudesse, no Alto da Serra, nos turnos da manhã e da tarde, com atendimento pela Estratégia de Saúde da Família do Alto da Serra I. Na mesma data, a Escola Municipal Dom Pedro de Alcântara, em Santa Rosa de Lima, receberá a visita da equipe das áreas técnicas e de imunização do município, com previsão de atendimento a cerca de 90 estudantes, a partir de cinco anos.
A programação segue no dia 11, na Escola Municipal Hildebrando de Carvalho, localizada na Estrada Silveira da Mota, na Posse. A vacinação ocorrerá no turno da manhã e se estenderá até 13h30, também com expectativa de atender 90 estudantes, com apoio da equipe da Estratégia de Saúde da Família da região.
No dia 12, a Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, receberá a equipe das áreas técnicas e de imunização do município para atendimento no turno da manhã. Cerca de 500 estudantes estão incluídos na ação.
“A participação das famílias é fundamental. A escola se torna um elo entre as políticas de saúde e educação, facilitando o acesso e a adesão à vacinação”, apontou a secretária de Educação, Ana Carolina Kapler.
Serão oferecidos imunizantes contra a Influenza, Covid-19, Hepatite B, DT, Febre Amarela, Triviral, HPV e Meningo ACWY. A seleção das vacinas seguirá a idade dos estudantes e o esquema vacinal primário previsto para cada faixa etária.
O secretário de Saúde, Luis Cruzick, reforçou a relevância do envolvimento familiar.
“A vacinação em ambiente escolar permite alcançar um número expressivo de crianças e adolescentes. Para isso, a colaboração dos responsáveis é imprescindível, garantindo o envio dos documentos e do termo de consentimento”, destacou.
A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal no município e terá continuidade no segundo semestre, com novas ações previstas após o retorno das aulas.
Foto: Agência Brasil