O Brasil vive o pior momento de inadimplência dos consumidores, e Petrópolis não está fora desse cenário preocupante. Além de fatores socioeconômicos e da alta dos juros, o uso descontrolado do crédito tem sido um dos principais vilões das finanças pessoais. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, revela que 54% dos consumidores não controlam os gastos mensais feitos com cartão de crédito — um dado que acende o alerta para a necessidade de mais educação financeira.
De acordo com o levantamento, entre os que fazem algum controle (46%), os métodos mais comuns ainda são o caderno ou agenda (23%) e a planilha em computador (16%). O estudo mostra ainda que 82% dos consumidores que utilizam o rotativo do cartão de crédito não sabem a taxa de juros mensal cobrada. Entre os que conhecem, a média estimada é de 12%.
“O cartão de crédito pode ser um aliado na gestão do orçamento familiar, mas o descontrole pode levar a um efeito dominó. A população precisa estar mais atenta, principalmente porque o uso do crédito tem se tornado cada vez mais fácil, o que aumenta os riscos de superendividamento. Defendemos o consumo consciente, para que ele seja constante e saudável tanto para o consumidor quanto para o lojista”, alerta Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis.
Segundo a pesquisa, 74% dos entrevistados analisaram tarifas e/ou juros ao adquirir o cartão de crédito, sendo que 51% verificaram tarifas e 36%, os juros cobrados por atraso ou uso do rotativo. Ainda assim, 19% admitiram não ter feito nenhuma análise desse tipo.
O uso do cartão de crédito foi alto no último ano: 74% usaram o meio de pagamento nos 12 meses anteriores à pesquisa, sendo que 68% usaram o cartão todos os meses. Roupas, calçados, acessórios (51%), supermercados (44%) e eletrônicos (41%) lideram a lista de compras feitas com o cartão. Já 50% dos consumidores utilizam o cartão para compras online e 38% recorrem a ele por não terem dinheiro para pagar à vista.
Entre os que evitam o cartão, os principais motivos são o desejo de aproveitar descontos no pagamento à vista (27%) ou evitar o impulso nas compras (18%). Ainda assim, 82% dos consumidores possuem pelo menos um cartão, com média de dois por pessoa — muitos deles emitidos por bancos digitais (71%).
A pesquisa revela ainda que 28% dos entrevistados já foram negativados por falta de pagamento da fatura do cartão nos 12 meses anteriores à pesquisa. Entre os que têm compras em aberto, a média de parcelas a pagar nos próximos meses é de 5,3.
“A oferta constante de crédito, inclusive de bancos digitais, associada à falta de planejamento, tem deixado muitas famílias vulneráveis. É fundamental que o consumidor compreenda todas as condições antes de contratar qualquer crédito. Uma decisão impensada hoje pode comprometer toda a renda futura”, reforça Cláudio Mohammad.
Empréstimos e cheque especial também entram no radar
Nos últimos 12 meses, 23% dos consumidores contrataram empréstimo pessoal e 14% optaram pelo consignado. Destes, 45% recorreram a bancos digitais. As principais razões para o empréstimo foram o pagamento de outras dívidas (25%) e contas do dia a dia, como luz, água e telefone (18%).
A inadimplência também afeta quem contrata empréstimos: 16% estão com prestações atrasadas, com média de quatro parcelas vencidas. Entre os que buscaram crédito nos últimos três meses, apenas 16% conseguiram aprovação. O principal motivo para a recusa foi o nome negativado (48%).
Já o cheque especial foi utilizado por 17% dos consumidores no período, sendo que 31% usaram todos os meses. A maioria (76%) recebeu o limite automaticamente, e os principais motivos para utilizá-lo foram o pagamento de contas com vencimento próximo (30%) e despesas médicas inesperadas (27%).