Obra vai centralizar todas as promotorias do MPRJ em um prédio de oito andares
O Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) em Teresópolis vai ganhar uma sede própria até o final de 2026. A licitação para a construção foi homologada em 18 de junho de 2025, e a empresa vencedora, Lopes Marinho Engenharia e Construções, terá 18 meses para concluir a obra. A nova sede será construída na Rua Parú, nº 277, no bairro Agriões. O projeto prevê um edifício com oito pavimentos, incluindo a cobertura, totalizando cerca de 3.800 m² de área construída. O investimento estimado é de R$ 34 milhões.
Segundo o projeto, o objetivo é oferecer melhores condições físicas, ambientais e de segurança para as Promotorias de Justiça de Teresópolis. Hoje, o Ministério Público ocupa três andares alugados em um prédio comercial, sem espaço suficiente para expansão. A nova sede vai centralizar todas as unidades em um único local, permitindo mais eficiência no atendimento à população e na atuação dos promotores.
Histórico e expectativa
A comarca de Teresópolis foi criada em 2002, durante a gestão do então procurador-geral de Justiça José Muiños. Desde então, as promotorias funcionam em salas alugadas, divididas entre prédios comerciais e o Fórum da cidade. No Edifício Torre Sulamel, na Várzea, por exemplo, funcionam a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, a Promotoria Cível e o Grupo de Apoio às Promotorias de Justiça (GAP). Foi neste mesmo local que foi instalada a atual sede do CRAAI Teresópolis.
Servidora da regional desde 2003, Andreza Torres Pinto Garcia lembra que a estrutura física nunca acompanhou o crescimento da demanda.
“A necessidade de a sede do CRAAI ter suas instalações próprias foi aumentando, já que a Coordenação, as Promotorias, o GAP, etc, funcionam em salas locadas e espalhadas pelos andares do edifício. Nesse contexto, a notícia da construção da nova sede gerou expectativas positivas nos que aqui trabalham, pois teremos nosso tão sonhado prédio próprio. Finalmente teremos nosso ‘cantinho’ para chamar de nosso”, afirmou.
Expansão de sedes próprias
Para o presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Assemperj), Vinícius Zanata, a construção da nova sede em Teresópolis representa a retomada de um projeto institucional importante para o MPRJ.
“O cenário ideal para os integrantes do MPRJ e a população é ter suas próprias sedes, próximas ao fórum da comarca, se possível. Com o início das obras de Teresópolis, são duas novas sedes em construção, já que a sede de Cabo Frio também está em andamento. Sabemos que a instituição tem muitos terrenos para construir e outras sedes que tiveram problemas de execução, e ficaram abandonadas por implicações jurídicas. Esperamos que essa gestão inaugure o maior número possível de sedes próprias”, destacou.