Com foco no combate à criminalidade em Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia e Areal, a Operação Impacto já resultou na prisão de 38 pessoas em apenas 20 dias. A ação é coordenada pelo 38º Batalhão de Polícia Militar e conta com apoio de outras forças de segurança.
Entre os presos, segundo a Polícia Civil, há suspeitos de homicídios e tráfico de drogas.
Apreensões realizadas na operação
Também foram apreendidas 12 armas de fogo, 2 granadas, 2 simulacros (réplicas) de armas de fogo, 16 celulares, 5 rádios transmissores e diversas munições de calibres variados, além de grande quantidade de drogas:
4,7 kg de cocaína
2,1 kg de maconha
1,8 kg de crack
R$ 62.857 em espécie
Reforço de outras unidades
Unidades especializadas da Polícia Militar estão atuando na operação, como o Batalhão de Ações com Cães (BAC), Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e o Grupamento Aeromóvel (GAM). O 38º BPM (Três Rios) ainda contou com reforço de viaturas e motocicletas, o que permitiu intensificar os patrulhamentos e abordagens nas áreas mais críticas. Ao todo, oito novas viaturas foram encaminhadas à corporação, com a finalidade de auxiliar os agentes.
A Operação Impacto faz parte de um esforço coordenado da Polícia Militar para aumentar a segurança da população e enfrentar o crime organizado na região. Ao todo, cerca de 50 policiais estão envolvidos diretamente na execução da operação. A ação foi realizada após moradores de Três Rios e região alegarem aumento da criminalidade e disputa por território, por parte das facções criminosas que operar na região.