O Instituto Estadual do Ambiente irá multar o homem preso por policiais militares do 38° Batalhão por atear fogo em uma área de vegetação as margens da BR 393, em Três Rios. A prisão em flagrante aconteceu no fim da tarde de quarta-feira (6.08) na altura do quilômetro 171 da rodovia. A atuação rápida dos policiais militares no combate às chamas foi crucial para que o fogo, que se alastrou rapidamente, não alcançasse a área de mata.
“Vamos ser firmes nas punições àqueles que insistem em desrespeitar a legislação ambiental. Provocar fogo em vegetação é crime! As punições foram endurecidas pelo governador Cláudio Castro e vamos fazer valer a lei. Parabéns aos policiais militares que além de efetuarem a prisão, ainda agiram rapidamente e evitaram a propagação do fogo”, disse”, o secretário do Ambiente e Sustentabilidade Bernardo Rossi.
Ao ser avistado pelos policiais o acusado fugiu, mas foi alcançado próximo a um posto de gasolina. O homem de 72 anos recebeu voz de prisão dos policiais militares e foi conduzido a 108ª Delegacia, em Três Rios, onde foi autuado com base no Artigo 250 do Código Penal Brasileiro – provocar incêndio, expondo a vida e a integridade física ou o patrimônio de terceiros.
A fiscalização do Inea está lavrando o auto de constatação que posteriormente será convertido em auto de infração com o valor da multa estabelecida com base nos artigos 60 e 60A da Lei 3.467/2000. A multa pode chegar a R$ 5 mil.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 03002531177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos com a garantia de anonimato.
Foto: divulgação