A Prefeitura assinou nesta quarta-feira (13/08) um termo de cooperação técnica com a Firjan/Senai/Sesi para ampliar o acesso de estudantes da rede municipal a conteúdos e práticas voltadas à educação tecnológica, cultura digital, pensamento computacional e robótica educacional. O acordo, com vigência de 12 meses, vai atender 240 estudantes de quatro escolas municipais.
“O compromisso da gestão e práticas que desenvolvam competências essenciais para o futuro. Este acordo fortalece a formação tecnológica e abre novas oportunidades para nossos jovens. Fico muito feliz com esse acordo e acredito muito que vamos expandir esse termo para outras unidades educacionais”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
Nesta primeira etapa, serão contempladas as unidades E.M. Beatriz Zaleski, E.M. Prefeito Jamil Sabrá, E.M. Rosemira de Oliveira Cavalcanti e E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo. A parceria prevê aulas transversais integrando conteúdos de educação tecnológica, cultura digital e pensamento computacional, além de oficinas de robótica com atividades práticas que estimulem a lógica, a criatividade e a resolução de problemas.
“Nesta fase inicial os estudantes terão acesso a aulas e oficinas voltadas para o desenvolvimento de competências digitais e do pensamento lógico. A iniciativa representa um passo importante para inserir os jovens no universo tecnológico, preparando todos para desafios e oportunidades futuras, já que Petrópolis é a Capital Estadual da Inovação”, destacou o presidente da Firjan Serrana, Júlio César Talon.
O gerente regional do Sesi/Senai, José Oswaldo Fonseca, destacou que a ação reforça a presença da instituição no município. “É uma grande honra mais essa parceria com a Prefeitura, principalmente na área da Educação. Esperamos que as escolas possam representar a cidade em boas oportunidades. Agradecemos a confiança e seguimos para novos desafios”, ressaltou.
A secretária-chefe de Gabinete, Rosangela Stumpf, pontuou o impacto da iniciativa. “É muito significativo levar as escolas da rede municipal para torneios e atividades desse porte, envolvendo quatro unidades escolares”, declarou Stumpf.
Para a secretária de Educação, Ana Carolina Kapler, o projeto representa um avanço esperado pela rede. “É um avanço para o pensamento tecnológico na rede. Vamos ampliar o acesso e trabalhar para que nossos alunos possam representar a cidade. As aulas terão papel importante no desenvolvimento de competências como o trabalho coletivo”, disse Kapler.
A parceria está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é inserir os alunos no universo tecnológico, desenvolvendo habilidades necessárias e fortalecer a qualidade da educação pública municipal sem transferência de recursos financeiros entre os participantes.
Também participaram do evento o vereador Wesley Barreto; a secretária de Assistência Social, Adriana Kreischer; o secretário de Administração, Wagner Silva; o presidente do Instituto de Cultura (IMC), Adenilson Honorato e o secretário de Fazenda, Fabio Junior.