A paralisação de funcionários do CDD Nova Friburgo (Centro de Distribuição dos Correios), que teve início no último dia 29 de julho, ainda não tem previsão de acabar. A prorrogação da greve foi definida em assembleia realizada nesta terça-feira (19). Uma audiência pública, para tratar sobre a situação dos funcionários dos Correios de diferentes municípios do estado, está prevista para ocorrer no próximo dia 25 de agosto, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Aproximadamente 140 mil objetos já se acumulam no CDD de Nova Friburgo, segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro (Sintect-RJ). Dos 32 funcionários do centro de distribuição, 28 aderiram à greve, e apenas 4 continuam trabalhando.
Negociação não foi adiante
Segundo o secretário do interior do Sintect-RJ, Leônidas da Silva, como não houve avanço significativo nas negociações com a direção dos Correios, foi decidida a continuidade da paralisação. Uma nova assembleia está marcada para o dia 27 de agosto.
“Como não tivemos avanços significativos, a paralisação continua. Entre as reivindicações, temos como principal o aumento do número de funcionários no CDD. Hoje, há um déficit de 19 trabalhadores”, explicou o sindicalista. Devido ao número insuficiente de funcionários no centro de distribuição, há acúmulo de entregas a serem feitas e dobras excessivas de escala de trabalho, o que ocasiona uma sobrecarga para os trabalhadores.
Audiência na Alerj
Além de Nova Friburgo, funcionários dos Correios de diferentes municípios do Estado também estão em estado de greve, reivindicando melhores condições de trabalho. A audiência pública na Alerj está marcada para as 14h do dia 25 de agosto e deve contar com a participação dos trabalhadores do CDD de Nova Friburgo. A audiência será realizada na sala 1801, na Rua da Ajuda, número 5, no Centro do Rio de Janeiro.
Reivindicações dos trabalhadores
- Chamamento imediato de aprovados no concurso público dos Correios já homologado;
- Melhorias físicas no prédio do CDD;
- Novos equipamentos de proteção individual e uniformes;
- Reforço da equipe terceirizada de tratamento e distribuição de encomendas;
- Retomada do atendimento médico pelo Hospital Serrano;
- Cumprimento de itens do Acordo Coletivo de Trabalho e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Procurado, os Correios informaram que “A paralisação pontual e temporária acontece em uma das unidades operacionais do município de Nova Friburgo. Os demais centros de distribuição da cidade seguem operando normalmente, assim como o atendimento nas agências e as entregas domiciliares.
Nova reunião entre a empresa e os profissionais será realizada no dia 27 de agosto. Vale destacar que a atual gestão dos Correios restabeleceu o diálogo com as entidades sindicais e que mantêm canais abertos com as trabalhadoras e trabalhadores por meio de uma mesa de negociação permanente.
Os Correios estão adotando as medidas necessárias e assegurando a continuidade das operações. As entregas no município seguem ocorrendo normalmente com o apoio e o remanejamento de empregados das unidades próximas”.