Idosos atendidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) do Caxambu, no Santa Isabel, receberam equipes da Comdep, que levaram orientações sobre a importância da coleta seletiva. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (28/08).
“Esse trabalho mostra como a integração entre saúde, educação ambiental e comunidade é capaz de gerar resultados transformadores. A coleta seletiva depende do engajamento de cada cidadão, e ações como essa estimulam hábitos que contribuem para uma cidade mais limpa e sustentável”, disse o prefeito Hingo Hammes.
O encontro faz parte das atividades desenvolvidas com o grupo de idosos da USF, que se reúne mensalmente para rodas de conversa e dinâmicas temáticas. Além das falas sobre a coleta seletiva, os participantes assistiram à apresentação da Cia Teatral Os Imparáveis, da Comdep, que encenou uma esquete voltada para a conscientização ambiental e o descarte correto dos resíduos.
“Sempre reforçamos que o melhor meio ambiente não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja. Levar esse debate até os idosos é essencial, porque eles são multiplicadores de cuidado dentro de suas famílias e comunidades. Nosso compromisso vai além da limpeza urbana. É cuidar das pessoas, promovendo qualidade de vida e atenção a todos”, afirmou Fernanda Ferreira, presidente da Comdep.
A atividade buscou reforçar a importância da participação da comunidade no processo de separação e destinação adequada do lixo, estimulando os idosos a multiplicarem as informações em suas famílias e na vizinhança. “Cuidar da saúde vai além do atendimento médico. Envolve também incentivar práticas que melhorem a qualidade de vida da população. Essa parceria com a Comdep mostra como a promoção da saúde pode estar ligada à educação ambiental e à sustentabilidade”, ressaltou o secretário de Saúde, Luis Cruzick.
Responsável pelo programa com os idosos na unidade, o dentista André Pombo destacou a importância das atividades contínuas. “Esses encontros fortalecem o vínculo com a comunidade e contribuem para o bem-estar integral dos nossos pacientes”, disse.