A Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) bateu, no mês de julho, o recorde mensal em liberações de microcrédito, desde a criação do Fundo Estadual do Fomento ao Microcrédito Produtivo Orientado para Empreendedores (Fempo), em 2012. Mais de R$ 5 milhões em financiamentos foram concedidos, valor 7,98% acima dos R$ 4,6 milhões alcançados em março de 2024, o maior volume já registrado até então. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o incremento foi de 39,94%.
A lista das 408 operações realizadas em julho envolve municípios de todas as regiões do Estado do Rio, demonstrando que o trabalho de fomento da AgeRio tem ido além da capital, levando o desenvolvimento econômico também para o interior fluminense. Na Região Metropolitana, as cidades de Niterói, Maricá, Petrópolis e Cachoeiras de Macacu ganham destaque.
Na Baixada Fluminense, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Magé também foram as que mais tiveram operações. O Noroeste Fluminense teve negócios fechados com crédito da AgeRio em municípios como Itaperuna, Volta Redonda e Natividade.
A Região Serrana registrou novas operações da Agência em Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto, entre outros, além da Região dos Lagos (Cabo Frio e São Pedro D´Aldeia); Costa Verde (Mangaratiba e Angra dos Reis); Centro-Sul Fluminense (Três Rios e Paraíba do Sul).
– O microcrédito é uma ferramenta poderosa de transformação, pois permite que milhares de empreendedores realizem seus projetos e fortaleçam seus negócios. E a linha de microcrédito da AgeRio é uma das propulsoras do empreendedorismo e do crescimento das empresas que estão em operação e precisam expandir os seus negócios. Ao ampliar o acesso ao crédito produtivo, estamos estimulando o desenvolvimento regional e promovendo oportunidades para que os fluminenses cresçam com dignidade e autonomia – comenta o governador Cláudio Castro.
O presidente da AgeRio, Sérgio Gusman, acredita que a linha do Fempo chama a atenção das empresas especialmente devido às suas condições de financiamento:
– Estamos fazendo um trabalho intenso de divulgação da AgeRio em todo o estado e fazemos questão de reforçar a taxa de juros do nosso microcrédito: apenas 0,25% ao mês. Trata-se de uma característica extremamente vantajosa para todos que precisam conquistar equilíbrio financeiro, otimizar a gestão do fluxo de caixa, além de melhorar a produção e as vendas – conta Gusman.
Empreendedora da cidade de Itaperuna, a proprietária da Pousada Bella Raposo, Verônica Rodrigues, é um exemplo de cliente da AgeRio no interior do estado. Ela utilizou o microcrédito para fazer melhorias no seu negócio e foi atraída pelas condições do crédito oferecidas.
– O crédito da AgeRio foi de grande importância para a construção do telhado da nossa área externa, além da aquisição de mobílias e decoração do ambiente. Ainda tivemos orçamento para construir a nossa piscina que tanto desejávamos durante anos e que faz sucesso entre os hóspedes da pousada – disse a empresária do Norte Fluminense.