A cerâmica autoral feita em Petrópolis tem conquistado olhares atentos do público na exposição “Memórias Moldadas”, em cartaz até 16 de dezembro na Estação Jaqueira, no Vale do Cuiabá. Com entrada gratuita, a mostra apresenta trabalhos de 12 artistas e um coletivo do município, reunindo diferentes abordagens em torno da cerâmica como linguagem artística.
Com curadoria de Carlos Feijó e cocuradoria de Ana Rondon, a exposição propõe um diálogo entre tradição e experimentação, evidenciando a diversidade da produção local. Entre os artistas estão Rita e Carolina Ponte, mãe e filha que compartilham o interesse pela cerâmica, mas desenvolvem caminhos próprios dentro deste universo.
Da biologia ao barro
Formada em biologia, Rita Ponte começou seu percurso explorando técnicas manuais como bordado, crochê e pintura em tecido. Durante a pandemia, com o incentivo da filha, a artista Carolina Ponte, passou a trabalhar com cerâmica, linguagem que rapidamente se tornou central em sua produção.
Desde então, desenvolve peças com formas livres e inspirações que vêm do cotidiano, da natureza e de uma abordagem lúdica. “Gosto muito de brincar com as formas sem comprometimento com realismo. Isso me diverte, e talvez seja o meu jeito de encarar a vida”, conta.
As obras apresentadas na Estação Jaqueira foram produzidas entre 2023 e 2025. “A gente está precisando disso: não se preocupar em aprender. Sempre falo isso com as pessoas que passam pelo meu ateliê e se permitem experimentar as várias possibilidades que a vida oferece: vamos sair da caixinha, nos divertir”, completa.
Rita também atua como educadora no Sol Ateliê, localizado na Avenida Ipiranga, no Centro de Petrópolis, onde recebe visitantes de quarta a sábado, das 14h30 às 19h. Suas esculturas desafiam classificações: ora lembram urnas e vasos, ora evocam criaturas imaginárias, sempre com texturas e cores exploradas de forma intuitiva.
Da tapeçaria à cerâmica contemporânea
Carolina Ponte leva sua cerâmica para os principais circuitos da arte contemporânea no Brasil e no exterior. Concomitantemente à exposição na Estação Jaqueira, ela estará nesta semana na ArtRio, uma das maiores feiras de arte da América Latina. Além disso, em 2026, participará de uma mostra coletiva na galeria Winston Wächter Fine Art, em Nova Iorque, ao lado das artistas brasileiras Lívia Mourão e Dinora Justice.
Nascida em Salvador e radicada em Petrópolis desde a infância, Carolina é formada em gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Sua formação passa ainda por um período de quase dois anos no México, onde desenvolveu seus primeiros trabalhos com crochê, desenho e aquarela. Realizou residências artísticas em Paris, onde pesquisou a arquitetura da cidade, e em Viborg, na Dinamarca, onde trabalhou com xilogravura.
A cerâmica entrou em seu processo de criação em 2012. “Sinto que até hoje o barro ainda é uma matéria que me desafia bastante e me apresenta muitas possibilidades que gostaria de explorar”, afirma.
A artista desenvolveu as peças expostas na Estação Jaqueira a partir de uma pesquisa iniciada em 2021, inspirada em formas naturais, animais marinhos e estruturas arquitetônicas. A cerâmica, em seu trabalho, é uma extensão de sua investigação sobre ornamento, cor, textura e repetição, com forte influência das artes populares, especialmente têxteis.
Mostra abre espaço para a escultura, experimentação e o gesto criativo
Com foco na produção autoral em cerâmica, “Memórias Moldadas” oferece um panorama da cerâmica como linguagem artística em Petrópolis. As obras em exibição apresentam ao público as diferentes possibilidades de uso desse material, abrindo espaço para a escultura, a experimentação e o gesto criativo.
A mostra é promovida pela Associação Estação Jaqueira, presidida pela educadora e ambientalista Nietta Lindenberg do Monte, que há décadas atua na valorização da cultura e da preservação ambiental na região.
Serviço – Exposição: Memórias Moldadas: cerâmica autoral de Petrópolis
Data: Até 16 de dezembro de 2025
Horários: Quinta a sábado, das 10h às 17h; domingos, das 10h às 14h
Local: Estação Jaqueira – Estrada Ministro Salgado Filho, 2781, Vale do Cuiabá – Petrópolis/RJ
Entrada gratuita
Informações: WhatsApp (21) 97205-2041 | Instagram: @estacaojaqueira2020
Foto: divulgação