O sabor da Serra de Petrópolis desembarca em Santa Catarina durante a Oktoberfest Blumenau, que acontece de 9 a 27 de outubro e deve reunir mais de 500 mil visitantes. O chef Michel Scharder, responsável pelo restaurante Família Scharder, anunciou o lançamento do Croquete Petrópolis, que será um dos destaques gastronômicos da edição deste ano, em parceria com o secretário de Turismo de Petrópolis, Pablo Kling.
“Mais do que um prato típico, o Croquete Petrópolis chega a Blumenau como um gesto de amizade, troca e fortalecimento do turismo cultural entre Petrópolis e Blumenau, que são cidades-irmãs desde 1990”, afirmou o secretário Pablo Kling.
A ideia surgiu em julho, durante uma visita dos representantes de Blumenau à Bauernfest, em Petrópolis. A troca cultural inspirou a inclusão do prato no cardápio da Oktoberfest, levando um pedaço de Petrópolis à tradicional festa catarinense.
“Levar o Croquete Petrópolis para Blumenau é mais do que apresentar um prato típico, é valorizar nossas origens. Essa receita nasceu dentro de uma família de imigrantes e foi mantida por gerações. Ela carrega afeto, técnica e identidade”, explica o chef Michel Scharder.
Durante o período da Oktoberfest, serão produzidas mais de 20 mil unidades do croquete, para atender à demanda do público.
A presença do Croquete Petrópolis na Oktoberfest reforça a ligação histórica entre Blumenau e Petrópolis, duas cidades unidas pela herança bávara e pela valorização das tradições germânicas. Ambas compartilham o mesmo espírito de celebração e hospitalidade, agora expressos também pela gastronomia.
Quem desejar viver essa experiência na Serra Fluminense poderá participar da Oktoberfest Família Scharder, que acontece durante todo o mês no restaurante em Petrópolis e tem seu ponto alto marcado para o dia 25 de outubro, com uma celebração Open Bar. O evento contará com chope, bebidas, música, jogos germânicos e comidas típicas preparadas especialmente para a ocasião.
“Queremos recriar o clima da Oktoberfest em um ambiente familiar, acolhedor e com o toque petropolitano que nos diferencia. É uma celebração da nossa história e da cultura que faz parte da identidade da cidade”, completa o chef.