O clima foi de tensão, criatividade e companheirismo nas cozinhas do Senac RJ, nesta terça-feira (7), durante a primeira etapa do Desafio dos Chefs 2025, que abriu oficialmente as atividades do festival Petrópolis Gourmet, realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB). Oito chefs da cidade colocaram o avental e o talento à prova em uma disputa acirrada que exigiu técnica, sensibilidade e improviso. O festival, um dos cinco mais importantes do país de acordo com o Ministério do Turismo, será aberto dia 17, no Estação Locanda, que recepciona participantes até domingo com interação com o púbico em um espaço especial para degustação. O Petrópolis Gourmet segue em paralelo nos bares, restaurantes e cafeterias até o dia 02 de novembro.
Durante 90 minutos, os competidores tiveram o desafio de criar um prato autoral utilizando ingredientes pré-selecionados e só apresentados no momento da prova — entre eles frango, couve-flor, quiabo e abóbora —, explorando o sabor e a harmonia de elementos simples em composições criativas. Entre panelas fumegantes e olhares atentos ao relógio, não faltaram nervosismo, risadas e uma boa dose de companheirismo.
O júri técnico contou com três nomes de peso da gastronomia: Daniel Lameirão, do Boteco Só Simpatia, conhecido por valorizar a culinária de raiz e a memória afetiva dos sabores; Gabriel Frazão, chef petropolitano e ex-participante do MasterChef Brasil; e Douglas Franco, do Bonaccia (Casa Marambaia), que imprime elegância e respeito ao terroir da Serra Fluminense.
A etapa foi marcada por momentos de tensão e emoção, mas também pela troca entre os profissionais. “Foi lindo ver o envolvimento dos chefs, a concentração e o apoio mútuo. O nível da disputa mostra como a gastronomia de Petrópolis vive um momento de maturidade e inspiração”, destacou Múcio Maffaciolli, diretor de Gastronomia do PCVB.
Os quatro finalistas – a prova será no dia 18, às 15h30 no Estação Locanda – são: Antônio Barcelos (Divino & Cucina), Felipe Moisés (Locanda Centro Histórico), Laerte Dias (Adega Santarém) e Lea Fiuza (Locanda Bela Vista). Também participaram da disputa nesse edição Frederico Henrique Justen Baptista (Nas Nuvens), João Fialho, (Adega do Mineiro), Paulo Roberto Azevedo Tavares (Katsura) e Renata Quaresma (Anexo Gourmet).
“Mais do que uma competição, o Desafio dos Chefs é uma celebração da nossa identidade gastronômica. Cada participante trouxe um olhar diferente sobre os ingredientes, mostrando o quanto nossa culinária é diversa e viva. Todos são vencedores”, completa Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention.
A final será aberta ao público e promete momentos de pura emoção, com a revelação do vencedor desta edição — um dos pontos altos da programação do Petrópolis Gourmet 2025, que este ano tem como tema “Gastronomia em Cena”, em homenagem aos filmes, sobretudo os gravados na cidade.







