O ciclo de audiências públicas para tratar da formalização dos bairros de Petrópolis foram encerradas nesta semana, mas a população ainda pode participar do debate. A consulta pública continua aberta até o próximo dia dois de novembro no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br), onde é possível dar sugestões sobre a delimitação de cada localidade. Até o momento, o Conselho Revisor do Plano Diretor (CRPD) já recebeu 61 propostas.
“A formalização dos bairros vai ter um impacto grande para a formulação de políticas públicas que serão construídas para a população. E a participação popular tem grande valor para isso. Estamos ouvindo os moradores para chegar na proposta mais adequada e avançar em todos os bairros da nossa cidade”, aponta o prefeito Hingo Hammes.
“Nós temos visto uma participação efetiva da população em torno desse debate, que tem uma importância grande para cidade. Todo processo de formalização dos bairros começou com um estudo técnico, feito com base em informações usadas para o Censo de 2022, mas sempre tivemos a certeza de que a opinião dos petropolitanos é fundamental nessa discussão, porque ninguém conhece melhor cada localidade do que os próprios moradores. Por isso, abrimos a consulta pública e fizemos as audiências, para ouvir todo mundo e chegar ao melhor trabalho possível”, ressaltou o secretário de Planejamento e coordenador do Conselho de Revisão do Plano Diretor (CRPD), Fred Procópio.
A formalização dos bairros se arrasta há mais de uma década. Apenas em 2025, a elaboração de um estudo técnico avançou e uma proposta inicial de criação de bairros em 44 localidades foi apresentada e aprovada pelo CRPD.
As 44 localidades mapeadas são: Alto da Serra, Araras, Bingen, Bonfim, Brejal, Carangola, Cascatinha, Castelânea, Caxambu, Centro, Coronel Veiga, Corrêas, Córrego Grande, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa, Floresta, Independência, Ingelheim, Itaipava, Itamarati, Manga Larga, Meio da Serra, Morin, Mosela, Nogueira, Pedro do Rio, Provisória, Quarteirão Brasileiro, Quissamã, Quitandinha, Retiro, Ribeirão Grande, Rio Bonito, Roseiral, Samambaia, Santa Rosa, São Sebastião, Secretário, Siméria, Taquaril, Vale das Videiras, Vale do Cuiabá e Valparaíso.
A consulta pública, por meio do site da Prefeitura, permite que qualquer pessoa consulte os mapas e apresente sugestões. Dentro dessa consulta, foram realizadas cinco audiências públicas entre setembro e o início de outubro, cada uma delas focada em um distrito: Posse, Pedro do Rio, Itaipava, Cascatinha e Petrópolis.
Quem tiver interesse pode continuar apresentando sugestões e, após o fim do prazo da consulta pública, o CRPD vai avaliar cada ideia para fechar a proposta final que, em seguida, será enviada para análise da Câmara Municipal.