A Operação Salus foi deflagrada na última quarta-feira, em uma ação conjunta coordenada e liderada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro, com o apoio de diversos órgãos estaduais e municipais, incluindo Procons, Vigilâncias Sanitárias, Polícias Civis e Militares, entre outros, em todo o país.
Com foco no combate à adulteração, ao contrabando e à comercialização irregular de bebidas alcoólicas, a operação está sendo realizada simultaneamente em oito estados e 21 municípios brasileiros.
Durante as fiscalizações, os agentes identificaram e retiraram de circulação um total de 406 litros de cachaça fora da conformidade legal, 282 litros de destilados falsificados e 75 litros de bebidas descaminhadas, somando mais de 750 litros de produtos irregulares.
A iniciativa visa proteger a saúde dos consumidores e garantir a conformidade legal no setor de bebidas, prevenindo riscos relacionados ao consumo de produtos adulterados, de origem desconhecida ou sem certificação sanitária.
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor tem se destacado como referência em fiscalizações e vem atuando de forma integrada com outros estados no combate à venda de produtos pirateados e falsificados.
— No caso das bebidas, já retiramos de circulação mais de 320 litros com indícios de falsificação, sem procedência ou descaminhadas, apenas no estado do Rio de Janeiro. Nossa luta é para que o consumidor tenha seus direitos garantidos e, acima de tudo, para proteger a saúde, a segurança e a vida de cada cidadão brasileiro -, afirma Fonseca.
A Operação Salus segue em andamento. O nome da ação remete à deusa romana da saúde, simbolizando o esforço coletivo para garantir a segurança alimentar e o respeito às normas de comercialização de bebidas no Brasil.