Na manhã deste sábado (18), uma ação conjunta das polícias Civil e Militar de Paraíba do Sul resultou na prisão de dois homens, de 18 e 22 anos, no bairro Liberdade. As detenções ocorreram em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça após investigação sobre crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico de drogas.
De acordo com as apurações, o homem de 22 anos seria o gerente do tráfico no bairro, enquanto o jovem de 18 anos atuava como seu braço direito. A investigação teve início após um episódio ocorrido na madrugada de 27 de setembro, quando os dois foram flagrados ostentando pistolas calibre 9mm em frente a um bar conhecido como “Bar da Marcela”, no Liberdade, onde faziam a segurança do grupo responsável pela venda de entorpecentes.
Na ocasião, ao perceberem a chegada da polícia, os suspeitos fugiram e deixaram para trás os carregadores das pistolas, 14 munições, um coldre, dois celulares e uma chave de moto. Durante a continuidade das investigações, o jovem de 18 anos chegou a fugir novamente de uma abordagem policial, dessa vez carregando duas sacolas com porções de crack já embaladas para a venda.
Na operação deste sábado, os dois foram encontrados enquanto dormiam em suas residências. Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam outro coldre de pistola, dois rádios comunicadores — comumente utilizados por grupos criminosos —, balanças de precisão e materiais usados para embalar drogas.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos fazem parte de uma organização criminosa que atua no bairro e seria responsável por confrontos com traficantes rivais. O grupo também é investigado por disparos efetuados, em janeiro deste ano, contra um carro que entrou por engano na comunidade.