A Prefeitura vai promover novos mutirões para fazer atualização de Cadastro Único (CadÚnico) de famílias unipessoais. A medida serve para atender uma exigência legal de realização de visitas domiciliares para inscrição e atualização de CadÚnico para famílias compostas por uma única pessoa.
“Esse trabalho é feito com muito cuidado para garantir o direito das pessoas mais vulneráveis e que precisam de maior assistência. O CadÚnico é a porta de entrada para vários benefícios, então ao atender a exigência das visitas domicilares, nós estamos garantindo o acesso de quem mais precisa dos programas sociais”, aponta o prefeito Hingo Hammes.
O trabalho é realizado pela Secretaria de Assistência Social, que alerta para o uso indevido do nome para tentativas de golpes e roubo de dados. Nas últimas semanas, a Secretaria recebeu relatos de supostos funcionários pedindo dados pessoais, como senhas ou identificação biométrica e facial, para confirmação de CadÚnico. No entanto, a pasta alerta que não solicita essas informações para realizar o procedimento. Os funcionários vão até a casa de pessoas inscritas como famílias unipessoais, com identificação, e pedem apenas o preenchimento de um formulário específico de atualização do CadÚnico.
“Nós temos buscado realizar esse serviço em dias e horários com maior chance de encontrar a pessoa em casa, como nos finais de semana e nos feriados, para garantir que todos aqueles que tem direito a benefícios sociais tenham acesso. Mas reforçamos que não é para ninguém informar senhas, fazer biometria ou reconhecimento facial. Nós não pedimos esse tipo de informação”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Adriana Kreischer.
Em Petrópolis, 4.448 famílias estão inscritas no CadÚnico como unipessoais, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Dessas, 1.488 já fizeram a atualização.
Neste fim de semana, as equipes visitarão domicílios de famílias unipessoais atendidas por cinco centros de Referência de Assistência Social (Cras): Alto da Serra, Centro, Corrêas, Itaipava e Quitandinha. As famílias que receberem as visitas domiciliares devem apresentar apenas RG, CPF e comprovante de residência, além de preencher o formulário específico do CadÚnico.
Confira a área de abrangência dos Cras Alto da Serra, Centro, Corrêas, Itaipava e Quitandinha:
Cras Alto da Serra: Siméria, Castelânea, São Sebastião, Alto da Serra, Sargento Boening, Chácara Flora, Vila Felipe, Rua Teresa (a partir do 608 em direção ao Alto da Serra e Dom João Braga), Lopes Trovão, Morin, Meio da Serra
Cras Centro: Centro, Mosela, Moinho Preto, Fazenda Inglesa, Alberto de Oliveira, Pedras Brancas, Bataillard, Cândido Portinari, Campo do Serrano, 24 de Maio, Caxambu, 1º de Maio, Valparaíso, Comunidade do Gulf, Barão do Rio Branco até a entrada do Quarteirão Brasileiro (sentido Retiro), Bingen, Capela, Estrada da Saudade, Cascatinha, Boa Vista, Humberto Rovigatti, Samambaia, Quissamã, Itamarati, Bela Vista, Alcobacinha, Floresta e Bairro Esperança
Cras Corrêas: Corrêas, Bairro da Glória, Castelo, Águas Lindas, Bonfim, Calembe, Vista Alegre, Nogueira, Bonsucesso (até a ponte – Vila Epitácio), Posto 2
Cras Itaipava: Estrada Catubira, Manga Larga, Benfica, Lajinha, Jardim Americano, Cuiabá, Vila Rica, Pedro do Rio, Barra Mansa, Vila Leopoldina, Araras, Vale das Videiras, Fagundes, Secretário, Posse dos Coqueiros, Santa Mônica, BR-040 (a partir do Km 58)
Cras Quitandinha: Quitandinha, Vila Hípica, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Getúlio Vargas, Alagoas, Amazonas, Honduras, Santa Rosa, Duques, Dr. Thouzet