Por Gabriel Rattes e Johnnata Joras
Após a Operação Contenção, considerada uma das maiores ações de segurança pública do Estado desde 2010, o 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pelo policiamento em Petrópolis, segue em estado de prontidão. Em entrevista exclusiva ao jornal Correio Petropolitano, o comandante da unidade, tenente-coronel Rasteiro, afirmou que o patrulhamento foi reforçado tanto nos bairros quanto nas principais vias de acesso à cidade.
“O 26º Batalhão continua em prontidão. Estamos intensificando o patrulhamento nos bairros, no Centro e nas entradas e saídas da cidade, com operações de revista e busca para impedir que, eventualmente, qualquer criminoso foragido do Rio de Janeiro entre em Petrópolis”, afirmou o tenente-coronel.
Reativação dos DPOs
O comandante também destacou a importância dos Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs) do Bingen e do Alto da Serra, que voltaram a funcionar recentemente.
“Foi uma coincidência. Logo que assumimos o comando do 26º Batalhão, solicitamos ao secretário de Polícia Militar que nos ajudasse a reativar os DPOs do Bingen e do Alto da Serra. Isso nos ajudou bastante agora com a Operação Contenção, porque pudemos dar mais segurança à cidade, controlando a entrada e saída de pessoas e veículos em Petrópolis”, explicou.
Integração
Outro ponto ressaltado pelo tenente-coronel Rasteiro foi a integração entre os batalhões da Polícia Militar de diferentes regiões do Estado, considerada essencial para o fortalecimento das ações de segurança.
“Essa integração é muito importante, primeiro pela troca de informações de inteligência entre as quatro unidades do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA). Além disso, caso alguma unidade precise de reforço, podemos deslocar rapidamente policiais para prestar apoio da forma mais ágil possível”, completou o comandante.