A Prefeitura e a SOS Serra promoveram no sábado (01/11), o último módulo das capacitações e a formatura dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Durante todo o ano de 2025, as lideranças participaram do curso com o objetivo de treinar para as ações de prevenção, resposta a emergências e gestão de riscos nas comunidades.
“A nossa cidade tem esse histórico de tragédias por conta das chuvas e é preciso fazer o nosso papel. A prevenção é um ponto central e relevante para o nosso governo, e os Nudecs são um braço importante neste processo. Eles precisam estar cada vez mais capacitados e organizados, por isso essa parceria com o SOS Serra é muito importante para a gente”, disse o prefeito Hingo Hammes, que também falou sobre o radar Banda X, que está sendo instalado no Morin. “Esperamos estar contando com essa tecnologia para o verão. Nosso objetivo é sempre cuidar da prevenção para salvar vidas”.
Os cursos incluem formação básica em Defesa Civil, oficinas práticas sobre mobilização comunitária, cuidados com o meio ambiente e fortalecimento da cultura de prevenção a desastres. “É muito importante que as comunidades estejam preparadas e saibam como agir no momento de emergência. Essa capacitação e outras formações que realizamos ao longo do ano, como o curso de primeiros socorros em parceria com a Estácio e o mapeamento participativo para delimitar as rotas de fuga, fortalecem as comunidades”, comentou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Patrícia Salamonde, representante do SOS Serra, destacou a parceria com a Prefeitura. “A SOS Serra acredita que a gente só vai a algum lugar se formos juntos. Então é muito importante esse trabalho do terceiro setor, representado pela gente, e da Defesa Civil, representando a Prefeitura, dos Nudecs, representando a comunidade”.
As lideranças dos Nudecs, Cristina Rosário (Vale do Cuiabá e Adjacências) e Sandra Moráiva (Vila Felipe/Campinho), destacaram a importância da capacitação. “Vejo o quanto isso é importante, para o Nudec e para a nossa comunidade, porque um Nudec capacitado é uma comunidade mais resiliente”, frisou Cristina. “Os cursos eram uma coisa que nós realmente precisávamos e, agora chegando o tempo das chuvas, a gente fica mais tranquilo, porque a gente já sabe como agir e reagir”, concluiu Sandra.