O Centro de Cultura Raul de Leoni recebeu o Simpósio dos Educadores de Educação Infantil, promovido pela Prefeitura nesta segunda-feira (03/11). A iniciativa teve como propósito ampliar o diálogo entre professores da rede municipal, estimular reflexões sobre as práticas pedagógicas e fortalecer a atuação junto às crianças da primeira etapa da educação básica.
Durante o encontro, foram realizadas três palestras que abordaram diferentes perspectivas sobre o brincar e o papel do educador na infância. A professora Monique Priori discutiu “O brincar psicomotor”. Na sequência, a professora Maurianeura Branco Albuquerque apresentou o tema _“O brincar como experiência de liberdade e encantamento”. Encerrando o ciclo de palestras, a educadora Nádia Cristina de Oliveira Marcelino Correa tratou do tema “Cuidar, educar e inspirar: caminhos de uma vida dedicada à infância”.
“O simpósio representa um momento de partilha, que fortalece vínculos entre profissionais e amplia o repertório de práticas no cotidiano das escolas. Quando o educador tem oportunidades de refletir e trocar experiências, toda a rede se beneficia”, pontuou a secretária de Educação, Poliana Ferrarez.
“Temos buscado criar momentos que integrem teoria e prática, de modo que os profissionais da Educação Infantil possam revisitar suas ações pedagógicas e compreender a dimensão formativa do brincar. Esses encontros contribuem para o desenvolvimento das crianças e para o aprimoramento da rede”, disse a subsecretária de Educação, Ana Carolina Kapler.
O simpósio também foi uma oportunidade de aproximação entre educadores de diferentes unidades escolares. Para a chefe do Núcleo de Educação Infantil, Marcelo de Castro Alves, as trocas realizadas ao longo do evento fortalecem a identidade da Educação Infantil no município.
“Cada palestra trouxe contribuições que ajudam a repensar o papel do educador como mediador das experiências das crianças. O encontro reafirma o compromisso da rede com a formação integral na infância”, concluiu.
Além das palestras, o evento proporcionou momentos de diálogo e escuta, compartilhamento de vivências e estratégias pedagógicas adotadas em sala de aula. A proposta foi valorizar o brincar como linguagem essencial na construção do conhecimento e na socialização das crianças.