O Prefeito Leonardo Vasconcellos recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira (12), o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental no CENSF (Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima), Otto Pacheco Mendes, premiado pela NASA após descobrir um asteroide. A descoberta aconteceu durante um projeto de ciência cidadã promovido pela agência espacial norte-americana, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“É com imensa alegria que recebo o pequeno Otto, um menino de 10 anos e um QI extraordinário, com diversas habilidades e que ainda terá grandes conquistas. É um orgulho para nossa cidade! Parabéns pra ele e para a família, que o apoia em seus projetos e ideias!”, enalteceu o Prefeito.
Otto estava acompanhado dos pais Leandro e Camila. “É um desafio muito grande porque, ao contrário do estereótipo de que as crianças superdotadas são perfeitas, junto com a superdotação há inúmeras situações em que a gente precisa estar atento e cuidando para que o nosso filho esteja protegido. O que é fundamental pra gente é que ele seja feliz!”, comentou o pai Leandro Mendes, pontuando que o filho possui altas habilidades em vários segmentos, como na música, Matemática, linguística e tecnológica.
O estudante e os demais integrantes do Programa ‘Caça Asteroides’ receberam os certificados e as medalhas por suas descobertas no último dia 22 de outubro, em cerimônia realizada no Auditório do Museu Nacional da República, durante a 22ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília.
A descoberta
A façanha de Otto aconteceu durante sua participação no programa internacional ‘Caça Asteroides’, coordenado pela NASA em colaboração com o International Astronomical Search Collaboration (IASC). Os participantes recebem imagens de telescópios — como o da NASA localizado no Havaí — e utilizam o software Astrométrica para analisar os dados em busca de corpos celestes não catalogados.
Foi assim que o estudante, com dedicação e olhar atento, detectou um asteroide até então desconhecido. O asteroide encontrado por Otto foi validado pela equipe científica do programa e registrado inicialmente como NAM 0006.
Gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada em Astronomia, o Programa ‘Caça Asteroides’ tem como objetivo despertar vocações científicas e mapear possíveis ameaças ao planeta Terra, como objetos próximos ao cinturão entre Marte e Júpiter. No Brasil, a iniciativa é incentivada pelo MCTI, com grande adesão de jovens estudantes.
Fotos: Jorge Maravilha