A dor lombar crônica está entre as principais causas de incapacidade no mundo e de invalidez no Brasil. Pensando na importância do tema para a formação e atuação de futuros profissionais, a Estácio Petrópolis promove, no proximo dia 18, às 19h, a palestra “Terapia Cognitivo-Funcional para dor lombar crônica”, com o fisioterapeuta e pesquisador Ney Armando de Mello Meziat Filho. O encontro gratuito será realizado pela plataforma Teams e é voltado a estudantes e profissionais de Fisioterapia. Não é necessário inscrição prévia, basta acessar o link que está no serviço.
Professor visitante da School of Rehabilitation Science da McMaster University, no Canadá, e docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da UNISUAM, Ney Meziat, é referência em pesquisas sobre dor lombar e cervical, com enfoque no modelo biopsicossocial. Ele coordena ensaios clínicos sobre Terapia Cognitivo-Funcional (TCF) no Brasil e atua na formação de fisioterapeutas com base na ciência e na prática clínica centrada no paciente.
Durante a palestra, o especialista vai apresentar a Terapia Cognitivo-Funcional (Cognitive Functional Therapy – CFT), uma intervenção desenvolvida na Austrália pelo fisioterapeuta e pesquisador Peter O’Sullivan. A abordagem integra fundamentos da psicologia comportamental e da neurociência à fisioterapia, reconhecendo que a dor lombar crônica tem causas múltiplas — biológicas, psicológicas e sociais — e que seu tratamento deve considerar o contexto de vida de cada paciente.
“A dor lombar crônica é uma das principais causas de incapacidade no mundo e de invalidez no Brasil. A Terapia Cognitivo-Funcional é uma abordagem multidimensional baseada no modelo biopsicossocial, com evidência científica de eficácia, efetividade e custo-efetividade para dor lombar crônica”, destaca Meziat.
“As diretrizes internacionais recomendam que os tratamentos sejam centrados no paciente e baseados nesse modelo”, complementa.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 619 milhões de pessoas vivem com dor lombar crônica. Pela elevada prevalência e pelo impacto econômico e social, o tema é considerado um problema de saúde pública global, reforçando a necessidade de profissionais capacitados para atuar com abordagens atualizadas e baseadas em evidências.
A palestra é uma iniciativa da coordenação de Fisioterapia da Estácio Petrópolis, em parceria com a Atlética Kinésia e a LAFE – Liga Acadêmica de Fisioterapia Estácio Petrópolis.
Serviço:
Data: 18 de novembro de 2025
Horário: 19h
Plataforma: Teams
🔗 Acesse o link para participar: https://teams.microsoft.com/meet/2614690297697?p=hcnB4RQl9g6eOtxL95