O Comitê Piabanha deu início, nesta quarta-feira (12), à Capacitação em Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais de Petrópolis. A abertura do evento foi realizada no Auditório A do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e contou com a presença de representantes do Ministério Público, Secretarias de Defesa Civil, Meio Ambiente, Obras e Planejamento da Prefeitura de Petrópolis, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, COMDEP, e Águas do Imperador.
Estiveram presentes na mesa de abertura: o vice-prefeito de Petrópolis, Baninho (Albano Batista), a presidente da COMDEP, Fernanda Cristina, o secretário de Meio Ambiente de Petrópolis, Pedro Alcântara, o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Guilherme Moraes e a promotora de justiça Zilda Januzzi.
A mesa de abertura marcou o início das atividades da capacitação, que tem como objetivo fortalecer o conhecimento técnico e aprimorar as práticas de gestão, operação e manutenção dos sistemas de drenagem urbana, contribuindo para a mitigação de impactos de eventos pluviais e o aprimoramento da infraestrutura hídrica do município.
O primeiro módulo, ministrado pela engenheira civil Monique Marins, teve como objetivo o “nivelamento”, com introdução ao funcionamento e à nomenclatura de sistemas de drenagem, além de conceitos fundamentais de hidrologia, hidrometria, pluviometria e geoprocessamento. A atividade reuniu profissionais das áreas de obras, meio ambiente, planejamento e defesa civil, entre outros setores envolvidos na gestão da drenagem urbana em Petrópolis.
A capacitação segue nos dias 18 e 19 de novembro, também no LNCC, com os módulos “Abordagem gerencial” e “Abordagem operacional”, conduzidos pelos instrutores Karin Segala (Assistente Social), Monique Marins (Engenheira Civil) e Carlos Enriquez (Engenheiro Civil), da empresa Eco Tools Engenharia.
A ação integra o Produto 5 da consultoria “Definição de estrutura para gerenciamento, operação e manutenção dos sistemas de micro e macrodrenagem do município de Petrópolis/RJ”, contratada pelo Comitê Piabanha e executada pela Eco Tools Engenharia. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Petrópolis e instituições locais, como parte dos esforços para reduzir riscos de enchentes e aprimorar a infraestrutura de drenagem da cidade.
As inscrições para os próximos módulos continuam abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/capacitaCAo-em-drenagem-urbana-e-manejo-de-Aguas-pluviais-de-petrOpolis/3189529
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site do Comitê Piabanha: www.comitepiabanha.org.br
Sobre o Comitê Piabanha
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e Sub-Bacias dos Rios Paquequer e Preto, conhecido como Comitê Piabanha, é um órgão colegiado responsável pela gestão das águas da bacia do Rio Piabanha, no Estado do Rio de Janeiro. Sua principal missão é planejar e gerenciar o uso sustentável da água na região, promovendo a participação da sociedade, governo e usuários de recursos hídricos na tomada de decisões. O Comitê Piabanha desenvolve ações para a melhoria da qualidade da água dos rios, a proteção das nascentes, restauração e manutenção das florestas da região, além de incentivar a educação ambiental. Ele atua como articulador entre órgãos públicos, empresas e a sociedade civil, visando garantir o uso equilibrado e sustentável dos recursos hídricos.
A área de atuação do Comitê Piabanha possui aproximadamente 3.460 km², 600 mil habitantes, e é formada integralmente pelos municípios: Areal, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Teresópolis, e parcialmente por: Carmo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Petrópolis e Três Rios. Visite o site institucional do Comitê Piabanha e saiba mais.