Na semana em que o Brasil sedia a COP30, a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Fazenda Suspiro, em Albuquerque, foi contemplada com os primeiros esforços para emissão das primeiras Cotas de Reserva Ambiental. O instrumento, previsto no Código Florestal e gerido pelo Serviço Florestal Brasileiro, representa o título de um hectare de vegetação nativa excedente, existente ou em recuperação, que pode ser utilizado para compensar a Reserva Legal de imóveis rurais e para Pagamentos por Serviços Ambientais.
Responsável pela RPPN contemplada, o economista Antônio Nelson Coelho Pinheiro investiu mais de 20 anos no sonho de recuperar e proteger a fauna e a flora da região, que possui mais de 18 hectares de natureza preservada, produzindo e fornecendo água para mais de mil e duzentos moradores no entorno da Unidade de Conservação.
Teresópolis será o quarto município do estado do Rio de Janeiro que contempla as CRA’s. Na última semana Nova Friburgo havia recebido as primeiras Cotas de Reserva Ambiental do Brasil, nas RPPN’s Reserva Ecológica Rio Bonito de Lumiar e Canto da Coruja e posteriormente em Resende, na RPPN Dois Peões, seguido de Cachoeiras de Macacu, com as RPPNs REGUA IV e REGUA V.
Dessa forma, o estado do Rio de Janeiro é pioneiro nas emissões de CRA’s, tendo o Programa RetifiCAR como peça-chave para a validação desse processo, que contempla apenas propriedades que possuem o Cadastro Ambiental Rural regularizado.
Esse resultado mostra que a parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, do SENAR, da FAERJ e do INEA, organizadores do Programa RetifiCAR, é fundamental para a validação e lançamento das Cotas, abrindo um mercado que passa a reconhecer quem conserva e cuida da natureza.
O Projeto “RetifiCAR-RJ” é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e da Federação de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro – FAERJ, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente – Inea/RJ. O Projeto tem como objetivo oferecer auxílio técnico gratuito para proprietários/possuidores rurais para retificação de Cadastros Ambientais Rurais – CARs do estado do Rio de Janeiro.