Considerado o coro de meninos mais antigo do país, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis acaba de ser declarado como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Agosto, mês de fundação do coral, também foi instituído como o período oficial de comemoração e homenagem ao coro. O reconhecimento veio por meio de uma Lei Municipal de autoria do vereador Aloisio Barbosa.
História do coral
O Coral dos Canarinhos foi fundado pelo frei leto Bienais para cantar na cerimônia de Assunção de Nossa Senhora, que foi realizada em 15 de agosto de 1942, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A primeira apresentação foi definida com a data de nascimento do coral, que por mais de 80 anos encanta por sua arte. O grupo coral mantém uma formação educacional integral, além de preservar a música sacra dentro de seu variado repertório, que inclui música erudita e também música brasileira.
O coral é administrado pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, instituição filantrópica, de utilidade pública, sem fins lucrativos, que oferece formação coral inteiramente gratuita. Além do coro de Meninos, o instituto também conta com o coro das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, fundado em 1988.
Para a gestora do Instituto, Rose de Mello, o recebimento do título foi muito significante. “Hoje, receber esse título, é uma honra muito grande para os Canarinhos, e um fortalecimento para este trabalho que é feito na instituição. Estamos muito gratos e emocionados por receber este título”, disse.
O Coral dos Canarinhos já se apresentou em diversos locais do Brasil, além de outros países, como Argentina, Venezuela, Áustria, Itália e Alemanha. Recentemente voltou à Alemanha para representar o Brasil no 45º Congresso Internacional Pueri Cantores, e além desta participação, os meninos cantaram em igrejas e palcos de diferentes cidades alemães. O congresso reuniu 169 coros de 18 países.
Ao longo dos mais de 80 anos de atuação, o coro se apresentou em final de jogo do Brasil em Copa do Mundo; por três vezes para o Papa João Paulo II; gravou 18 discos, incluindo dois internacionais; cantou ao lado de artistas renomados como Roberto Carlos, Milton Nascimento, Fafá de Belém, Ângela Mareia, entre outros. Também chegou a participar do projeto Aquarius, em 2005, se apresentando juntamente com importantes orquestras.
O coral tem direção musical e regência de Marco Aurélio Lischt desde 1998. Os meninos podem ingressar no grupo a partir dos 8 e 9 anos de idade. A entrada é feita por seleção, que ocorre anualmente. Ao completarem 18 anos, os meninos precisam deixar o coral. Em seu último ano no grupo, João Ricardo de Amorim Ferreira Villa, fala sobre a importância dos Canarinhos:
“A parte mais importante e interessante de participar do projeto Canarinhos, que de forma muito merecida recebeu o Título de Patrimônio Imaterial, é de ser uma mais uma engrenagem dentro do coro, fazendo parte de uma história viva, seja cantando peças contemporânea e obras de diferentes épocas. Além disso, o mais importante deste projeto, é levar a diversos jovens a visão muito particular da vida, como um todo, que é a visão do músico que entende a música com uma extensão da sua própria vida”, disse o jovem.