O Comitê Intersetorial de Tecnologia de Petrópolis se reuniu nesta terça-feira (25/11) para fortalecer e elaborar estratégias buscando a conquista do novo Supercomputador de Inteligência Artificial para Petrópolis. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura.
“Essa é uma luta que estamos travando para fortalecer a vocação inovadora de Petrópolis. É uma oportunidade importante de destacar o potencial tecnológico da nossa cidade e reafirmar seu papel como Capital Tecnológica do estado do Rio de Janeiro”, disse o prefeito Hingo Hammes.
O Comitê é formado por representantes do Poder Público, de instituições de ensino superior e de empresas privadas. Petrópolis recebeu o título de Capital Tecnológica do estado no início de 2025, um reconhecimento que surge da capacidade tecnológica única do município, impulsionada por centros de pesquisa, infraestrutura avançada e projetos estratégicos em inovação.
“Hoje, Petrópolis já é sede do supercomputador mais poderoso da América Latina. É uma cidade com tradição e vocação para o conhecimento. Estamos trabalhando para adquirir esse equipamento e reforçar essa característica, permitindo que Petrópolis avance ainda mais e se consolide como um dos principais centros tecnológicos do país”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui.
O diretor do Comitê e vice-presidente da Associação Empresarial e Comercial de Petrópolis (ACEP), Marcelo Soares ressaltou que Petrópolis é uma cidade pronta para receber o equipamento. “O LNCC já abriga um supercomputador que funciona aqui com bastante desenvoltura há muitos anos e tem um grupo de pesquisadores de altíssimo nível, então esse computador não vai ser entregue para um grupo de alta qualidade e competência”.
Sobre o supercomputador
O equipamento faz parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), uma estratégia nacional que prevê R$ 23 bilhões em investimentos para ampliar a infraestrutura de IA no país. Dentro do PBIA, está prevista a aquisição de um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo, projetado para impulsionar pesquisas avançadas, inovação tecnológica e aplicações de alto impacto.
Em outubro, o prefeito Hingo Hammes entregou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o manifesto assinado por autoridades do município, do Governo do Estado e pela comunidade científica, pedindo para que o novo supercomputador de IA seja instalado em Petrópolis, no LNCC, que hoje já abriga o supercomputador Santos Dumont.
Também participaram da reunião o vice-prefeito Albano Filho Baninho; o secretário de Governo, Fred Procópio; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rodrigues; os vereadores Gil Magno, Lívia Miranda e Thiago Damasceno; a reitora da Unifase, Maria Isabel de Sá Earp; o coordenador do LNCC, Antônio Tadeu Gomes; o diretor da ACEP, Roberto Musser; o desembargador José Claudio; o presidente do Serratec, Alexandre Macedo e o diretor do Serratec, Rafael Simão.