A Prefeitura lançou nesta quarta-feira (26/11) o Plano de Contingência para Chuvas Intensas: verão 2025/2026 durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O encontro reuniu representantes do Poder Público, sociedade civil, instituições e entidades ligadas as respostas durante situações de emergência.
“Estamos nos preparando desde o início do ano, com ações e articulações institucionais e com a sociedade civil, para estarmos preparados para as chuvas de verão. O nosso objetivo é deixar a cidade mais segura e salvar vidas”, disse o prefeito Hingo Hammes.
O plano, que visa preparar e coordenar ações contra desastres naturais como deslizamentos e alagamentos, detalha ações de prevenção, resposta e alerta, com apoio de diversos órgãos municipais. “Foram meses de trabalho e articulações para atualizar o documento e definir as ações e responsabilidades de cada ente. É importante que toda a cidade esteja preparada e que cada um saiba o que fazer, como fazer e quando fazer na hora da emergência”, ressaltou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
A elaboração do Plano Verão envolve 55 entidades e o documento pode ser acessado no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br).
Ações de prevenção
Desde o início do ano, a Prefeitura vem realizando ações de prevenção para enfrentamento das situações de emergência. São ações que envolvem secretarias e autarquias municipais, instituições, entidades e concessionárias.
“Estamos trabalhando em 30 projetos de contenção e drenagem que vai trazer mais segurança para os moradores. Tivemos um trabalho de dragagem dos rios em parceria com o Governo do Estado, por meio do Inea. Também estamos quase finalizando a instalação do radar Banda X que vai nos auxiliar muito no monitoramento. Os pontos de apoio estão abastecidos e foram vistoriados. Durante todo o ano, também realizamos ações junto com os Nudecs e comunidades, com o principal objetivo de fortalecer a cultura da prevenção. Poder Público e sociedade civil devem estar juntos e preparados”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Medidas já adotadas
Defesa Civil:
- Testes do Sistema de Alerta e Alarme (sirenes)
- Capacitação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) em parceria com a SOS Serra e a Estácio
- Mapeamento Participativo e construção de rotas de fuga
- Instalação do radar Banda X
- Projeto das barreiras Sabo em parceria com a Jica
- Plano Verão 2025/2026
- I Fórum de Gestão do Lixo e Redução de Riscos
- I Seminário dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil
- Participação em cursos e capacitações em Brasília, cidades nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, e no Japão
- Projeto Comunidades que Cuidam da Vida em parceria com a Unifase
- Projeto DUI-RRD em parceria com o Ministério das Cidades e a Fiocruz
- Curso de Urgência Climática em parceria com o Ministério da Cidades e Instituto Lincoln
- Semana Municipal de Redução de Riscos e Desastres: aprender para prevenir – 2025
Obras:
- Etapa final das obras no Morro da Oficina, Alto da Serra
- 30 projetos de contenção, drenagem e estabilização de encostas: Servidão Sebastião Costa (Estrada da Saudade), Vila Pedro Winter (Bingen), Estrada do Paraíso (Sargento Boening), Rua Afrânio Melo Franco e General Rondon (Quitandinha), Servidão Inocêncio Crivellaro; Coronel Veiga; Rua Guilherme Daumas Nunes/Boa Vista (Estrada da Saudade), Rua Jaderico Machado/Grotão (Araras), Rua Antônio Soares Pinto (Alto da Serra) e Rua Nair de Tefé/Parque São Vicente (Quitandinha)
Comdep:
- Limpeza:11.247 bueiros, 533 bocas de lobo e 651 canaletas
- Limpeza da encosta no Loteamento Samambaia
Assistência Social:
- Visita e preparação dos pontos de apoio: distribuição de 340 kits e 1,7 mil itens (colchonetes, cobertores, travesseiros, lençóis, fronhas e insumos)
- Capacitação do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências com técnicos e educadores sociais dos equipamentos da Assistência Social
SSSOP: Cimop e Guarda Civil Municipal
- Treinamento cães do canil para atuação nos locais de desastre
- Rádios transmissores do Sistema de Rádio Comunicação Crítica Estadual (Since): 20 equipamentos para comunicação interna entre a Defesa Civil e Guarda Civil Municipal
- Cimop: sistema integrado de monitoramento da cidade funcionamento 24 horas/dia
CPtrans
- Revitalização da sinalização das ilhas de segurança
- Treinamento especializado dos agentes de trânsito