A Liga Acadêmica de Trauma, Urgência e Emergência Estácio (LATUE) promoveu um simulado de primeiros socorros para vítimas de acidentes e tragédias que podem vir a acometer o município, principalmente nos períodos de fortes chuvas. O Primeiro Simulado de Múltiplas Vítimas é de grande significado para a cidade e também para os acadêmicos de enfermagem, reforçando o compromisso da Liga com a disseminação do conhecimento com a inclusão dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) de Petrópolis.
“O simulado foi meticulosamente planejado para servir como uma ponte crucial, permitindo que os alunos participantes – todos ligantes da LATUE – pudessem, pela primeira vez, transformar o vasto conhecimento teórico adquirido em sala de aula em prática real e imediata”, disse a professora do curso de Enfermagem da Estácio Petrópolis, Paula Gumier, frisando ainda que, em um cenário controlado, mas com a pressão e complexidade de uma circunstância com múltiplas vítimas, os futuros enfermeiros puderam aplicar protocolos de triagem (como o START) e técnicas de primeiros socorros de forma coordenada e eficaz.
“A importância de um simulado como este é incalculável. Não basta saber a teoria, a resposta rápida e a tomada de decisão sob estresse são habilidades essenciais na urgência e emergência”, avaliou o também professor do curso de Enfermagem da unidade, André Carvalho.
Um diferencial que reforçou o compromisso da LATUE com a disseminação do conhecimento foi a inclusão dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil de Petrópolis no evento e essa união não foi por acaso.
“Os membros dos Nudec presentes no simulado foram recentemente capacitados pela própria Liga Acadêmica através de um curso de primeiros socorros, tendo a primeira turma sido formada em novembro de 2025. A participação dos Nudec no exercício prático validou o ciclo de aprendizado: os acadêmicos não apenas aprenderam para si, mas também capacitaram a comunidade, e agora, puderam atuar lado a lado em um cenário simulado”, explicou a enfermeira Paula.
“É sempre importante essa parceria com as instituições de ensino e a participação popular para uma cidade mais resiliente”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes. “A realização de simulados reforça a cultura da prevenção é sempre importante que toda a sociedade esteja preparada para enfrentar as situações de emergência”, ressaltou o secretário.
O evento contou ainda com apoio do SAMU Região Serrana e da Central de Ambulância do município de Petrópolis.