O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) recebeu nesta segunda-feira (24/11) o Seminário Check-in Turismo 2025, considerado um dos eventos mais relevantes para o fortalecimento do setor no estado. Com programação intensa, o encontro reuniu gestores públicos, empresários e especialistas para debater inovação, interiorização do turismo e oportunidades estratégicas para o Rio de Janeiro.
Convidado pelo Sebrae, o secretário de Turismo de Petrópolis, Pablo Kling, participou como painelista do debate “A importância dos eventos para as cidades e para a economia do turismo”. A mesa contou ainda com a presença de Valéria Lima (TurisRio), Jonas Queirós (Riotur), Tatiana Kingston (Visit Rio) e teve mediação do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.
“Estar presente em um seminário dessa dimensão mostra que Petrópolis está conectada às tendências do turismo e preparada para ampliar sua atuação. O fortalecimento dos eventos e a diversificação dos segmentos turísticos são fundamentais para gerar oportunidades e garantir desenvolvimento econômico e social para nossa população”, disse o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes.
O secretário de Turismo, Pablo Kling destacou a importância dos eventos para a economia da cidade. “Os eventos são fundamentais para dinamizar o turismo e gerar impacto direto na economia das cidades. Em Petrópolis, eles movimentam a hotelaria, a gastronomia, o comércio e os serviços, além de fortalecer nossa identidade cultural. Investir em eventos é investir em emprego, renda e desenvolvimento sustentável”, ressaltou o secretário de Turismo, Pablo Kling, destacando também outros segmentos na cidade. “Além dos eventos, ecoturismo, turismo rural, gastronômico e também de aventuras são segmentos igualmente importantes para o desenvolvimento do turismo em Petrópolis”.
Os debates do Check-in Turismo 2025 foram impulsionados por números que revelam um cenário otimista. Segundo o Observatório do Turismo (SMTUR), o Rio de Janeiro recebeu mais de cinco milhões de turistas nacionais no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A presença internacional também impressiona: entre janeiro e setembro, o estado registrou 1,8 milhão de turistas estrangeiros, alta de 51,6% em comparação a 2024. A expectativa da Secretaria de Estado de Turismo é atingir a marca inédita de 2 milhões de visitantes internacionais até o fim do ano.
Com maior fluxo de visitantes, o impacto econômico se expande. Turistas norte-americanos já injetaram mais de R$ 1 bilhão na economia fluminense em 2025. A gastronomia, setor diretamente ligado ao turismo, gerou R$ 258,9 milhões em ICMS e mais de 13 mil novos empregos formais apenas no primeiro semestre.