Petrópolis deu um passo importante na implementação de políticas de cuidado com a realização de uma reunião nesta quarta-feira (03/12) com representantes do Ministério das Mulheres. O encontro teve como pauta o projeto de implantação de duas lavanderias públicas e comunitárias na cidade, que serão construídas, equipadas e operacionalizada pelo governo federal.
Participaram da reunião a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva, e a coordenadora de Formação e Articulação, Lorena Abrahão, representando o Ministério. Pela Prefeitura, estiveram presentes os secretários: da Mulher e chefe de Gabinete, Rosangela Stumpf, de Governo e Planejamento, Fred Procópio, e de Obras, Mauricio Veiga.
A reunião confirmou as localidades onde as lavanderias serão instaladas: o Condomínio Vicenzo Rivetti, no Carangola, e o Serrinha, no Independência. A discussão também se concentrou nas adequações necessárias para que o projeto atenda de forma eficaz a realidade e as necessidades específicas dessas comunidades.
Após o encontro, as representantes do Ministério seguiram para conhecer as duas localidades, visando um entendimento aprofundado da realidade local. O projeto das lavanderias comunitárias integra as ações do Plano Nacional de Cuidados, que visa garantir os direitos estabelecidos pela Política Nacional de Cuidados.
A secretária Nacional do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, destacou o foco social do projeto: “Este projeto é fundamental para a dignidade das mulheres em nossas comunidades. Quando oferecemos um espaço onde a tarefa de lavar roupas é facilitada, com áreas de lavagem e secagem e até brinquedoteca, estamos na verdade liberando tempo precioso. Esse tempo pode ser reapropriado em capacitação, convívio social e, principalmente, no cuidado com a própria saúde mental. É um resgate de autonomia e um passo concreto para a justiça de gênero.”
Autonomia e capacitação na espera
As lavanderias terão áreas de lavagem e secagem, sala multiuso para cursos e oficinas, brinquedoteca e recepção. Além da estrutura, os espaços promoverão atividades formativas em temas como economia feminista e divisão justa do trabalho doméstico, garantindo que o tempo liberado seja reapropriado em aprendizagens e autonomia.
A secretária da Mulher e chefe de Gabinete, Rosangela Stumpf, reforçou o componente de formação: “As lavanderias públicas mostram que é possível unir eficiência e inclusão social em um mesmo equipamento, fortalecendo a autonomia das mulheres. Nosso foco é que, enquanto as roupas são lavadas, as mulheres possam participar ativamente de oficinas e formações, com seus filhos acolhidos na brinquedoteca. É uma ação que leva dignidade e oportunidades de capacitação, desconstruindo a ideia de que o trabalho doméstico é exclusivamente delas.”
O secretário de Governo e Planejamento, Fred Procopio, ressaltou o empenho da Prefeitura em viabilizar a iniciativa: “Petrópolis tem um compromisso de levar políticas de cuidado para onde elas são mais necessárias. A parceria com o Ministério é crucial para viabilizarmos essa estrutura que, além de ser um apoio logístico, será um centro de capacitação e convivência para as famílias do Vicenzo Rivetti e da Serrinha. Estamos trabalhando intensamente para adequar o projeto à realidade das comunidades e garantir que esse investimento se traduza em mais autonomia econômica e social para as mulheres petropolitanas.”
A iniciativa de Petrópolis se soma a outras 16 unidades em todo o país. A primeira unidade foi inaugurada em maio de 2025, em Caruaru (PE).