Máquinas, equipamentos e homens da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Inea, atuam em auxilio à prefeitura de Petrópolis para a retomada da normalidade após as fortes chuvas que causaram alagamentos na cidade na manhã desta quarta-feira (17.12). A medida foi adotada pelo coordenador do Comitê Permanente das Chuvas do Estado e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, seguindo as orientações do governador Cláudio Castro. Em Petrópolis são pelo menos três retro escavadeiras, seis caminhões trucados, um caminhão vacall, uma escavadeira hidráulica e um caminhão prancha, auxiliando na emergência.
“As nossas equipes atuam em pontos críticos. Uma delas, com escavadeira e caminhões, auxilia a retirada de detritos da entrada do túnel extravasor, nas proximidades da Rua Souza Franco (Rua da Feira). Temos mais de 10 máquinas e equipamentos além de 40 homens atuando áreas afetadas, com máquinas e equipamentos”, destaca Bernardo Rossi.
Toda estrutura do Comitê Permanente das Chuvas, sob as orientações do governador Cláudio Castro, está mobilizada, com monitoramento permanente e de prontidão para prestar auxilio em localidades afetadas em todo estado. Desde as primeiras horas do dia, Bernardo monitora as condições das chuvas que atingem os estado.
“Nossas equipes estão nas ruas atuando em pontos críticos de Petrópolis, que foi o município da Região Serrana, mais afetado. O auxilio visa devolver a normalidade à população o mais rápido possível. Ainda temos previsão de chuvas, por isso é importante que as pessoas estejam atentas aos canais oficiais da Defesa Civil e sigam a risca as orientações”, orienta.