Medida, que conta com ação da Polícia Militar, tem como principais objetivos garantir a limpeza realizada pela Comlurb, coibir roubos e furtos; além de estabelecer o ordenamento público, proibindo caixas de som, eventos e ambulantes irregulares
O Governo do Estado vai apoiar, com a Polícia Militar, a operação noturna dos órgãos municipais de ordenamento urbano na Orla do Rio. A ação da Prefeitura do Rio, que começa na noite deste sábado (03/01) no Arpoador, tem por objetivo reforçar a preservação ambiental, a segurança e o uso responsável dos espaços públicos. A administração municipal estabeleceu novas regras para a utilização noturna do Arpoador, do Parque Garota de Ipanema e da areia e orla do posto 8 no verão.
As medidas serão de ordenamento urbano, limpeza e segurança. Na próxima segunda-feira (05/01), será publicada resolução conjunta entre as Secretarias de Ordem Pública, Conservação e Serviços Públicos, Guarda Municipal e Comlurb.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar participa das ações integradas com equipes das unidades especializadas, como o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e o Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), além de seus batalhões de área, o 19° BPM (Copacabana) e o 23° BPM (Leblon). A corporação também vai empregar o uso de seu aparato tecnológico, posicionando um de seus carros do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial; além de drones com câmeras equipadas com a mesma tecnologia.
Novas regras para o ordenamento
As novas regras implementadas pela Prefeitura buscam garantir a convivência harmoniosa entre moradores, turistas e trabalhadores em uma das áreas mais visitadas da cidade. As ações também vão assegurar a proteção do patrimônio paisagístico e limpeza urbana.
A resolução define horários de funcionamento, organiza fluxos de entrada e saída, estabelece regras para atividades econômicas e culturais e institui uma atuação integrada entre os órgãos municipais responsáveis pelo ordenamento, segurança e limpeza urbana.
No caso da Pedra do Arpoador, o espaço passa a funcionar com regras semelhantes às de um parque, com abertura ao público a partir das 4h e fechamento às 21h. Entre 21h e 23h, haverá atuação das equipes para orientar o fluxo de saída dos visitantes. Das 23h às 4h, o local ficará reservado para as operações de limpeza realizadas pela Comlurb, seguindo logística específica.
A Comlurb fará a limpeza mecanizada da faixa de areia do Arpoador diariamente, preferencialmente entre 2h e 4h da manhã, com isolamento da área para garantir a segurança dos frequentadores e a eficiência do serviço.
Ao todo, serão 30 garis para realizar a limpeza de todos os acessos da pedra e remoção de resíduos, além de limpeza e reposição dos 30 contêineres. Os postos 8 e 9 e a praia do Diabo contarão com 61 garis nas ações de limpeza. Serão 13 equipamentos no total, entre eles pipas, jateadeiras, moto bombas, caminhão compactador e tratores para remoção e para a sanitização.
O Parque Garota de Ipanema terá fechamento diário às 20h, com controle de acesso pelas entradas oficiais. As rotinas poderão ser ajustadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, de acordo com a dinâmica da alta temporada.
Também serão implementados pontos de controle e bloqueios operacionais pela Guarda Municipal e pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, em horários e locais estratégicos, para impedir a entrada de comércio ambulante não autorizado, coibir o uso irregular de equipamentos sonoros e organizar os fluxos de circulação de pedestres.
Haverá um novo fluxo de circulação: as entradas serão pela cancela na praia do Arpoador e pelo Parque Garota de Ipanema (Rua Francisco Otaviano). Após o fechamento do parque, a única entrada será pela cancela. Enquanto a saída será pela Alameda Via Pétit, ao lado do Parque Garota de Ipanema, com orientação de fluxo para reduzir cruzamentos e melhorar a dispersão ao fim do período de funcionamento.
A operação no território contará com atuação integrada entre Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Comlurb e outros órgãos municipais, incluindo posto de comando no topo da Pedra do Arpoador, patrulhamento no calçadão e na areia, apoio tecnológico e procedimentos operacionais padronizados para segurança, limpeza e comunicação.
Somente poderão ocorrer atividades econômicas, culturais ou de apoio que estejam devidamente autorizadas. A Prefeitura irá coibir ocupações e práticas irregulares nas áreas abrangidas pela resolução.
Foto Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil