Em quatro meses, a cobertura de vacinação contra o HPV (para prevenção ao câncer de colo de útero) entre jovens de 15 a 19 anos, subiu para 92,13% nas meninas e 76,3% nos meninos. O aumento na cobertura se dá pelo trabalho estratégico de microplanejamento em saúde iniciado pela Prefeitura de Petrópolis. A ação, iniciada em agosto do ano passado, segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O objetivo é ampliar o acesso da população-alvo ao imunizante e fortalecer os indicadores de cobertura vacinal.
“A estratégia ampliou significativamente a oferta de imunização para além das 16 salas de vacina existentes, contribuindo para a atualização vacinal da população e para o aumento expressivo dos indicadores de cobertura”, comemorou o prefeito Hingo Hammes. Quando a ação começou, a cobertura da vacinação contra o HPV para meninas estava em 81,99% e dos meninos em 64,4%.
Entre os dias 5 de agosto e 8 de dezembro de 2025, foram realizadas ações em todas as 36 unidades de saúde do município. No período, foram aplicadas 5.735 doses de vacinas de rotina, além de 314 doses da vacina HPV pela estratégia de intensificação e 1.688 doses de HPV pela rotina, totalizando 7.737 doses ofertadas por meio do microplanejamento. Paralelamente, o município também promoveu ações de multivacinação, ampliando a oferta de vacinas de rotina.
“A oferta da vacina ocorreu de forma descentralizada, alcançando todas as unidades de saúde do município, além de escolas e ações extramuros, o que possibilitou maior capilaridade e aproximação com a população”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Aloisio Barbosa.
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a ação de intensificação da vacina HPV para a faixa etária de 15 a 19 anos permanecerá disponível no município ao longo do primeiro semestre de 2026. Além disso, o microplanejamento continuará sendo adotado em todo o território, garantindo a oferta contínua de vacinas de rotina e da vacina HPV, reforçando o compromisso do município com a prevenção e a promoção da saúde da população.
Foto: © José Cruz/Agência Brasil