Pacientes internados nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e de Cascatinha receberam nesta quinta-feira (22/01) a visita da cadela Pipa, uma golden retriver que faz parte do projeto TEAcolhe UERJ e atua como coterapeuta para ajudar na recuperação dos pacientes internados. A iniciativa da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ) realiza serviços assistidos por animais visando acolher, promover bem-estar e inclusão.
“Recebemos o projeto TEAcolhe em Petrópolis com muito entusiasmo e já vimos que faz toda diferença no tratamento dos pacientes. Ao longo do ano, o projeto deve visitar outras unidades, sempre com muito carinho e cuidado com quem mais precisas”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
Pipa visitou cada um dos leitos e levou um pouco de alegria para aqueles que estão em tratamento. A Golden Retriver também animou o ambiente e acolheu os profissionais de saúde que estavam no plantão. A iniciativa foi criada inicialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas foi ampliada para atender hospitais, escolas, lares de idosos e outras instituições. O projeto começou a ser desenvolvido em Petrópolis no fim de 2025 e já esteve na pediatria do Hospital Alcides Carneiro (HAC).
“A proposta é que a Pipa visite todas as unidades, levando um pouco de carinho e afeto aos pacientes, muitas vezes com a saúde debilitada. Essa iniciativa de acolhimento pode fazer toda diferença no tratamento dos pacientes”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Aloisio Barbosa.