Por Gabriel Rattes e Evelyn Carvalhaes
Petrópolis deu mais um passo importante para fortalecer a saúde pública. A Prefeitura e o Ministério da Saúde assinaram, na manhã deste sábado (24), o convênio que oficializa a adesão de duas unidades privadas ao programa federal “Agora Tem Especialistas”, que vai ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta primeira etapa, passam a integrar a rede pública o Hospital Sociedade Médico Hospitalar (SMH) e a Clínica de Olhos Dr. Tannure. As duas unidades vão oferecer procedimentos nas áreas de oftalmologia, urologia, ginecologia, além de cirurgias gerais, como hérnia e vesícula, entre outros atendimentos especializados.
A assinatura aconteceu na sede da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Hingo Hammes, do secretário municipal de Saúde, Dr. Aloisio Barbosa, e do diretor nacional do programa, Rodrigo Oliveira. A expectativa, de acordo com o Ministério da Saúde, é que os atendimentos comecem em até 30 dias.
Segundo o prefeito Hingo Hammes, a medida vai beneficiar diretamente quem está há anos esperando por atendimento na rede pública. “Isso quem ganha é quem está na ponta, quem está esperando exame e cirurgia há muito tempo, principalmente quem ficou na fila desde a pandemia. Nosso objetivo é zerar essa fila de consultas, exames e cirurgias”, afirmou em entrevista ao Correio Petropolitano.
Ainda de acordo com o prefeito, o Hospital SMH vai focar principalmente na área de cardiologia, enquanto a Clínica Dr. Tannure ficará responsável pelos atendimentos em oftalmologia. Atualmente, outras unidades de saúde já apresentaram carta de intenção e estão em fase de capacitação para também integrar o programa, o que deve ampliar ainda mais a oferta de serviços especializados no município.
Como funciona o programa
O programa “Agora Tem Especialistas” permite que hospitais privados realizem atendimentos gratuitos pelo SUS. Em troca, essas instituições recebem créditos para abatimento de tributos federais.
O diretor nacional do programa, Rodrigo Oliveira, explicou que o encaminhamento dos pacientes continuará sendo feito pelas unidades básicas de saúde do município. “O paciente continua procurando a unidade de saúde, recebe o encaminhamento e entra na fila de regulação. Como estamos aumentando a oferta de serviços, essa fila vai andar mais rápido”, explicou.
Rodrigo também ressaltou a importância de Petrópolis no cenário regional da saúde. “Petrópolis é uma cidade estratégica para a saúde regional. Essa ampliação da oferta vai ser fundamental para reduzir o tempo de espera e avançar, em parceria entre Município, Estado e Governo Federal, na melhoria do atendimento à população”, afirmou.
Hospital Alcides Carneiro
A Prefeitura e o Ministério da Saúde já negociam a entrada de outros hospitais e clínicas privadas no programa. Atualmente, quatro unidades já estão em processo de capacitação para também serem credenciadas. “A adesão está aberta e é desejável que a gente amplie essa parceria para atender o povo de Petrópolis e da região”, destacou Rodrigo Oliveira.
A comitiva do Ministério da Saúde também visitou o Hospital Alcides Carneiro, que é municipal. A unidade poderá ser incluída futuramente em outra modalidade do programa. A expectativa é captar recursos federais para fortalecer atendimentos como quimioterapia, radioterapia e outros procedimentos ligados ao tratamento do câncer, ampliando a capacidade da rede municipal e garantindo atendimento mais completo aos pacientes oncológicos.
R$ 3 milhões de investimentos
A iniciativa deve gerar mais de R$ 3 milhões em atendimentos em Petrópolis, que serão viabilizados por meio de compensações tributárias. Além dos incentivos federais, a Prefeitura também criou um decreto que permite a compensação de tributos municipais, como ISS, IPTU e ITBI, para clínicas e hospitais participantes.
O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa, reforçou que o programa é vantajoso para todos. “É um programa em que todos ganham: o município, os governos estadual e federal e, principalmente, o cidadão que depende do SUS. Essa ampliação da oferta vai reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento à população”, afirmou.
Reduzir filas
Em Petrópolis, a expectativa é que o programa ajude a diminuir significativamente o tempo de espera por consultas e cirurgias especializadas, principalmente os procedimentos que ficaram represados durante a pandemia.
A Prefeitura não descarta ampliar ainda mais a parceria com outras redes hospitalares da cidade nos próximos meses.