O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou, nesta quinta-feira (22/01), uma reunião com os presidentes das escolas de samba mirins, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA).
O encontro, promovido pela Subsecretaria da Criança e do Adolescente e pela LIESA, teve como objetivo alinhar ações para garantir a segurança das crianças durante os desfiles das escolas mirins do Carnaval 2026. Entre as medidas discutidas está o uso de pulseiras coloridas, cedidas pelo Estado, que permitirão identificar as crianças que estarão acompanhadas por seus responsáveis ou vinculadas aos transportes oficiais das agremiações.
De acordo com o subsecretário da Criança e do Adolescente, Arthur Souza, a reunião foi fundamental para o planejamento conjunto do evento.
– O encontro serviu para alinharmos estratégias e fortalecer parcerias, com foco na realização de um Carnaval de excelência e seguro para todas as crianças envolvidas. A nossa proposta é agir preventivamente com as escolas adotando medidas extras de proteção para o público infantojuvenil. A Subsecretaria atuará especialmente no momento de dispersão das crianças, com o empulseiramento para diferenciar aquelas que retornarão nos ônibus das escolas das que permanecerão com seus responsáveis, garantindo maior controle e segurança durante todo o processo. – explicou o subsecretário.
Os desfiles das escolas de samba mirins estão previstos para os dias 31 de janeiro, 1º, 8 e 20 de fevereiro. Estão programadas três escolas para desfilar nos dias 31/01 e 1º/02, duas escolas no dia 08/02 e 12 escolas no dia 20/02, encerrando o calendário dos desfiles infantis.