As inscrições para a primeira edição de 2026 do Programa Universidade para Todos – ProUni seguem até o dia 29 de janeiro. A Estácio Petrópolis está com 117 vagas para graduação presencial e 37 para EaD (Ensino a Distância), disponíveis em diversos cursos, totalizando 154 oportunidades. Entre as opções de curso contemplados estão: Odontologia, Medicina Veterinária, Arquitetura, Fisioterapia, Direito, Administração, Enfermagem, Biomedicina, Psicologia, Nutrição, Farmácia, entre outros.
Para fazer a inscrição no ProUni 2026, os estudantes deverão ingressar em https://acessounico.mec.gov.br, usando a conta gov.br e, em seguida, devem clicar na página do ProUni.
“Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o diferencial que as empresas buscam começa muito antes do diploma: ele começa hoje, na decisão de não deixar a oportunidade passar. Nossa instituição está de portas abertas para transformar sua inscrição no primeiro capítulo do seu sucesso. Temos vagas de 100%, por exemplo, para Odontologia, Medicina Veterinária, Psicologia, Direito, Enfermagem, outros cursos”, acrescenta Patrícia Bach, diretora da Estácio Petrópolis.
Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 22335528. A Estácio Petrópolis fica na Rua Bingen, nº 50, no bairro Bingen.
Sobre o ProUni 2026
O Programa disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 26 a 29 de janeiro. O MEC disponibilizou a consulta às bolsas a partir de 19 de janeiro, na página do Prouni.
Para se inscrever no processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2026, é necessário que o estudante tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.
O edital veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
O candidato deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas. No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 3 salários mínimos. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública que concorrerão exclusivamente às vagas de licenciatura e pedagogia.
Resultado – O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro na página do Prouni. Já a segunda chamada sairá no dia 2 de março.