Na última segunda-feira, o secretário de Turismo de Petrópolis, Nei Carvalho, assumiu oficialmente a presidência do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Em sua primeira reunião à frente do colegiado, Nei conduziu com firmeza e clareza os trabalhos que elegeram o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB) para a vice-presidência do biênio 2026-2027, representado por Guido Varela.
O encontro também aprovou a proposta da Secretaria de Turismo para o planejamento de participação em feiras e eventos de promoção turística, utilizando recursos do FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo). Entre as ações previstas, está a participação nos encontros Experiência Rio, iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo que promove os destinos fluminenses em 14 importantes e estratégicos mercados emissores de turistas para o RJ. A medida reforça a importância de manter Petrópolis em evidência nos principais cenários nacionais, ampliando sua visibilidade e competitividade.
Em discurso, Nei Carvalho destacou o papel estratégico do COMTUR como instância de governança e ressaltou a necessidade de fortalecer as políticas públicas de turismo:
“A minha proposta é muito clara: dar continuidade a esse trabalho, fortalecendo ainda mais aquilo que realmente sustenta um turismo sólido e organizado: a valorização das políticas públicas. E nós sabemos que essas políticas nascem e crescem justamente aqui, dentro do COMTUR, com a participação ativa de cada entidade representada nesta mesa.”
A nova presidência reforça a importância do FUMTUR não apenas como fonte de financiamento para ações promocionais, mas também como instrumento de planejamento estratégico. Zelar pelas fontes de recursos para o fundo, e sua correta aplicação é garantir sua sustentabilidade, e é essencial para que Petrópolis não interrompa sua presença nos grandes eventos de promoção turística, consolidando-se como destino com experiências únicas e de referência no Brasil.
Guido Varela, representante do Convention Bureau, além de vice-presidente do COMTUR, é também vice-presidente de Agências de Viagens e Ecoturismo no PCVB, pela Serra Brasilis. Sua atuação reforça a integração entre o setor privado e a gestão pública, ampliando a representatividade do trade turístico na construção das políticas de promoção da cidade.
Nota
Como quem já desenvolveu políticas públicas de turismo em 91 dos 92 municípios do estado do Rio, posso afirmar que o COMTUR Petrópolis é exemplo a ser seguido. Com certeza, trabalhará para novas fontes de recurso para o fundo e não permitirá que qualquer tentativa de esvaziá-lo comprometa o futuro do turismo na cidade.