Petrópolis dará um importante para fortalecer a proteção da população. O município formalizará no próximo dia 12 de fevereiro a adesão ao programa de desenvolvimento do novo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A iniciativa consolida a mudança na lógica da gestão pública municipal, que prioriza o planejamento estratégico e a ação preventiva com base em dados técnicos e territoriais.
O novo PMRR será elaborado com apoio da Secretaria Nacional das Periferias do Ministério das Cidades, em cooperação com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS). Em Petrópolis, os estudos diagnósticos e os trabalhos de campo serão executados pelo Consórcio Tetra Tech-Reconverte, sob supervisão do Comitê Gestor Municipal.
Mapeamento
O plano irá identificar, analisar e mapear riscos geo-hidrológicos, como deslizamentos, enxurradas e inundações, definindo as áreas mais vulneráveis da cidade. A partir deste diagnóstico, Petrópolis contará com uma carteira organizada de projetos, incluindo obras estruturantes, medidas de monitoramento por radar, educação preventiva e gestão de crises. “Nossa gestão entende que política pública de verdade se faz com planejamento e investimento contínuo. Fomos nós que garantimos, por lei, que 2% do orçamento municipal seja destinado exclusivamente à prevenção. Com este novo PMRR, em parceria com a ONU e o Governo Federal, teremos as ferramentas técnicas mais modernas do mundo para tirar as pessoas do risco e garantir uma Petrópolis mais resiliente e segura para o futuro”, afirmou o prefeito, Hingo Hammes.
Além de orientar a captação de recursos federais, o plano fortalece a governança local e amplia a participação das comunidades por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). “O novo PMRR não é apenas um documento técnico, é um guia para a cidade. Por meio deste plano, vamos alinhar o mapeamento territorial às visitas técnicas de campo para identificar gargalos históricos. É um trabalho que exige integração total entre a Defesa Civil, o consórcio executor e, principalmente, os moradores que conhecem a realidade do território”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Plano desatualizado
Petrópolis já possui um PMRR, porém não contempla toda a extensão territorial da cidade e também não possui o mapeamento de áreas vulneráveis à inundações, que é o grande diferencial deste novo modelo. O primeiro PMRR desenvolvido em Petrópolis é de 2007, apenas do primeiro distrito, depois em 2017 foi realizado um com o restante dos distritos, e por último em 2025 foi entregue um novo plano do primeiro distrito.
Com a assinatura do plano, Petrópolis se alinha às diretrizes internacionais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, reafirmando o compromisso de reconstrução humana e social do município.