Cláudio Castro acompanha ocorrências em tempo real, fala com prefeitos da Baixada e reforça mobilização durante toda a madrugada
O governador Cláudio Castro esteve, neste sábado (21/02), no Quartel Central do Corpo de Bombeiros para acompanhar pessoalmente, da sala de crise, a situação das fortes chuvas que atingiram o estado. Até o momento, 47 ocorrências foram atendidas pelos militares. O gabinete de crise permanecerá ativo durante toda a madrugada, com monitoramento em tempo real das condições meteorológicas e das ocorrências em todo o território fluminense.
-As equipes estão aqui desde ontem, monitorando a situação. Nosso compromisso é garantir que ninguém fique sem socorro. O Estado está mobilizado, trabalhando junto com as prefeituras e com todos os órgãos envolvidos para proteger a população – afirmou o governador.
De acordo com o balanço dos Bombeiros, há ocorrências registradas, mas sem vítimas até o momento. A situação mais crítica é em Nova Iguaçu, com três deslizamentos e três inundações. Em um dos pontos mais graves, três carros caíram em um buraco que se abriu no asfalto em frente à Universidade Iguaçu – Nova Iguaçu (Unig), na Avenida Abílio Augusto Távora, durante o temporal.
Também foram registrados um deslizamento em Guadalupe, na capital, e outro em Guapimirim. As cidades que mais preocupam neste momento são Nova Iguaçu, São João de Meriti e Mesquita, além de pontos isolados em Duque de Caxias (Xerém) e Magé.
Durante a reunião, o governador ligou para os prefeitos das cidades atingidas, especialmente da Baixada Fluminense, para alinhar ações e reforçar o apoio do Governo do Estado. Participaram do encontro o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles; o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Renato Jordão; e representantes do Instituto Rio Metrópole.
O governador ressaltou que o estado já enviou maquinário para auxiliar no escoamento da água e minimizar os impactos das inundações, além de manter contato com concessionárias de água e energia para monitorar eventuais interrupções de serviços.
Ações preventivas
Cláudio Castro destacou ainda o trabalho preventivo realizado pelo Governo do Estado nos últimos anos, com ações de drenagem, contenção de encostas e planejamento integrado, lembrando que, apesar dos episódios de enchentes, o estado não registrou recentemente tragédias com grande número de vítimas.