Com o tema “O Poder dos Museus”, o Museu Imperial participa da 20ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 16 e 20 de maio e abordará a importância do reconhecimento do papel dos museus na construção do futuro, com atividades presenciais como palestras, oficinas e cursos, que serão oferecidos na Casa Cláudio de Souza e no Complexo do Museu.
O poder dos museus está presente em ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios.
Abrindo a programação, a Feira de Troca de Livros seguirá do dia 16 ao dia 20 de maio, na biblioteca do Museu Imperial. Esta edição também contará com o tradicional Curso de Atualização de Guias, oferecido anualmente pelo Museu Imperial.
A partir do dia 17, será incluída no circuito de visitação, a Mostra Comemorativa dos 200 anos da Imperatriz D. Teresa Cristina, onde os visitantes poderão ver peças exclusivas relacionadas à imperatriz. Dentre elas, o Missal, Livro de Horas da Imperatriz, restaurado no Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial. Sobre a peça, a equipe responsável pela restauração disponibilizará no canal do MIMP, no YouTube, um vídeo sobre o trabalho executado.
Na quarta-feira, dia 18, celebra-se o Dia Internacional de Museus e a visitação ao Museu Imperial será gratuita. Na parte da tarde, Oficina de Aquarela, com a professora Bia Penna, e o lançamento do livro “Pedro: o menino imperador”, da autora Ana Cristina Pereira Vieira.
No dia 19, quinta-feira, a ação será destinada às crianças, com a contação de história do livro “Calu, uma menina cheia de histórias”.
Ao final, a semana contará com a abertura da exposição “O olhar germânico na gênese do Brasil na Coleção Geyer”, que permanecerá na Ala Direita do Palácio Imperial de Petrópolis até agosto de 2022.
Confira a programação completa no site do Museu Imperial
museuimperial.museus.gov.br/museu-imperial-participa-da-20a-semana-nacional-de-museus/