Evento reúne especialistas, sociedade e poder público | Foto: Unifase
A relação entre emergências climáticas e a vida cotidiana foi o tema central da 3ª Jornada da Virada Climática, realizada na última semana no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP). O evento reuniu mais de 300 participantes, entre especialistas, representantes do poder público, sociedade civil organizada, professores, alunos e colaboradores da instituição. O encontro reforçou a importância do engajamento coletivo para enfrentar esse desafio global. Esteve presente na Jornada, como convidada, a superintendente de Emergência em Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde, Silvia Cristina de Carvalho Cardoso.
COP 30 e realidade local
Professor e coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP, Ricardo Tammela destacou a importância de conectar os debates climáticos globais à realidade local, mencionando a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada no Brasil este ano. “Nos eventos anteriores, discutimos as chuvas e as ondas de calor. Este ano, com a COP 30 no Brasil, consideramos essencial trazer essa discussão para Petrópolis, reforçando a ideia de pensar globalmente e agir localmente”, comentou Tammela.
Jovens petropolitanos são destaque na WorldSkills
Cobertura da visita de Vinicius Cardoso a Firjan Senai | Foto: João Gabriel Rothier
A Firjan SENAI sediou a Etapa Estadual da WorldSkills 2025, ou Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional do mundo. Durante os quatro dias de provas (de 25 a 28/03), realizadas simultaneamente em cinco unidades da federação pelo estado, com chance de representar o Brasil na WorldSkills Internacional de 2026, em Shangai. Os alunos da de Petrópolis venceram em duas categorias. Nathan de Souza Mendonça levou medalha de ouro em Tecnologias Web e Maria Eduarda Fiuza Da Cunha venceu em Tecnologia da Moda, que aconteceu na Firjan SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo.
Estratégia de vacinação antecipada
A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai antecipar a vacinação contra o vírus da Influenza. A estratégia de vacinação começa nesta quarta-feira (2), cinco dias antes do que recomenda o Ministério da Saúde que havia marcado para iniciar no dia 7 de abril. O dia “D” de divulgação e mobilização nacional está marcado para acontecer no dia 10 de maio. A influenza é uma infecção respiratória viral aguda de elevada transmissibilidade. A vacina previne agravamento.
Locais de imunização
Este ano, a vacina contra influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Em Petrópolis a vacina está disponível em 16 salas de vacinação distribuídas pelo município. Na vacinação de rotina estão incluídas, gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade. Já o grupo especial inclui puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, entre outros.