Os cemitérios de Petrópolis foram preparados nos últimos para receber os visitantes hoje (02), Dia de finados. A prefeitura informou que equipes da Comdep fizeram a limpeza das sepulturas, capina e pintura. Mas a população não está satisfeita com o estado de conservação dos cemitérios. A visitação estará disponível das 9h às 17h.
Além da limpeza o Governo Municipal informou que haverá reforço na sinalização pela CPTrans. Mas segundo os petropolitanos só isso não basta, pois há anos os cemitérios eles estão abandonados. Ossadas expostas, túmulos semiabertos ou abertos, falta de limpeza e manutenção dos jazigos, são alguns dos problemas relatados pela população.
Maria Isabel Egler conta que o ossário da família foi roubado e, passados alguns meses, nada foi descoberto sobre o crime e ninguém foi responsabilizado. “É um verdadeiro caos. Está tudo abandonado. O meu ossário foi todo arrebentado. Roubaram até a tampa de granito e até a placa com o número do ossário roubaram. Ninguém viu, ninguém que saber e ninguém é responsável. É um absurdo”, disse a aposentada.

Casos como de Maria Isabel não são tão incomuns. Peças de bronze que são utilizadas nas campas, já foram retiradas por criminosos. No ano passado, a estátua de bronze que havia no túmulo do escritor Raul de Leoni, com um 1,8m, foi roubada sem qualquer dificuldade e até hoje não há pistas do objeto.
A aposentada Adeir de Souza conta que tem medo de andar sozinha no cemitério e que já ouviu muitas histórias sobre roubos e assaltos no local. “A gente vê pela televisão mas só acredita quando chega aqui. Está um absurdo. Eu não ando aqui sozinha porque sei que posso ser assaltada. A situação está de cortar o coração”, disse Adeir.
No dia 22 de outubro de 2021 o Governo Interino, então comandado por Hingo Hammes, deu início a elaboração do edital de licitação dos cemitérios da cidade. O projeto da época apontava que a expectativa era que R$ 2 milhões fossem investidos logo no início da concessão e R$ 15 milhões seriam investidos em um período de cinco anos. Mas, um ano depois, o projeto não foi levado para frente pela nova gestão.
Com a chuva de fevereiro, um deslizamento deixou a situação ainda pior no Cemitério Municipal do Centro e até hoje, nada foi resolvido. Em nota a Prefeitura de Petrópolis informou que, está concluindo os estudos com vistas à realização de licitação pública para a prestação de serviços nos cemitérios municipais, incluído o cemitério central, na Rua Fabrício de Matos, no Centro.
Por Raphaela Cordeiro/Fotos: Raphaela Cordeiro