Projeto de lei é da vereadora Júlia Casamasso e foi aprovado pela Câmara no início do mês | Foto: Ascom/PMP
A Prefeitura de Petrópolis publicou nesta terça-feira (15) um decreto que prorroga por mais dois anos o prazo de validade do concurso público da Comdep, realizado em 2023. A medida garante mais tempo para a convocação dos aprovados no processo seletivo regido pelo Edital nº 001/2022, voltado ao preenchimento de vagas na Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep).
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município e atende ao projeto de lei da vereadora Júlia Casamasso, aprovado pela Câmara Municipal no início de abril. “Essa prorrogação é uma conquista para todas e todos que estão aguardando ansiosamente para começar a trabalhar. A Comdep presta um serviço essencial para a nossa cidade, e precisamos de profissionais valorizados, com todos os direitos garantidos. Agora, vamos seguir na luta para que os aprovados sejam convocados. Sabemos que ainda há postos de trabalho vagos, e agora serão dois anos para que esses aprovados possam ocupar essas vagas”, enfatizou a vereadora Júlia Casamasso ao Correio Petropolitano.
O que diz o projeto de lei
A proposta visa garantir que todos os aprovados no concurso sejam convocados para os cargos disponíveis na Comdep, sem que seja necessário realizar um novo processo seletivo. A prorrogação do prazo se justifica pela continuidade da convocação dos aprovados até que todos os cargos contemplados no edital sejam preenchidos, atendendo à demanda da Companhia.
Além da prorrogação da validade do concurso, a lei determina que não poderão ser realizados novos concursos para os mesmos cargos enquanto ainda houver candidatos aprovados aguardando convocação. A medida garante mais justiça e eficiência ao processo, além de valorizar quem já passou pelas etapas seletivas.