O deputado estadual Sergio Fernandes (PSD) encaminhou um ofício ao Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de transporte (DNIT) no estado do Rio de Janeiro, Wenderson Monteiro, solicitando informações detalhadas sobre as obras e intervenções atualmente em execução ou planejadas ao longo da Estrada União e Indústria. No documento, ainda é solicitado que sejam incluídos cronogramas e objetivos de cada um dos projetos, além de relatórios que descrevam as medidas preventivas adotadas ou previstas para mitigar riscos de deslizamentos e alagamentos. No início do mês, diversos pontos de alamento foram registrados na União e Indústria.
Sugestões de prevenção
O documento encaminhado ao DNIT também sugere a adoção de algumas medidas, como inspeções técnicas nas áreas de encosta em obras para identificar pontos críticos e implementar medidas preventivas; limpeza e desobstrução regular dos sistemas de drenagem ao longo da Estrada União e Indústria; e o monitoramento contínuo das áreas mencionadas, especialmente durante períodos de chuvas intensas, para pronta resposta a eventuais emergências. No ofício, foi apontado que Petrópolis tem sido historicamente afetada.
Comissão Especial para acompanhar convocações
A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou em sessão realizada na terça-feira (15), a criação de uma Comissão Especial para acompanhar o processo de convocação dos profissionais da educação aprovados no concurso público de 2022. A medida foi sugeridas pelos vereadores Léo França (PSB), Júlia Casamasso (PSOL) e Professora Lívia (PCdoB) e foi aprovada por 13 votos e duas abstenções. A comissão terá três membros e terá validade de 180 dias. Na sessão, a parlamentar Júlia Casamasso já se colocou a disposição para integrar a comissão. Nesta semana, a prefeitura anunciou um cronograma para convocação dos aprovados no concurso.
Exploração política eleitoral
Durante a sessão, o parlamentar Léo França criticou o Secretário de Educação, Alexandre Gurgel, alegando má vontade por parte do município para solucionar o problema e foi rebatido pelo líder do governo na Câmara, vereador Dr. Aloísio Barbosa, que questionou o parlamentar sobre “Exploração política eleitoral”, uma nota divulgada na gestão passada, quando manifestações foram realizada cobrando as convocações. Uma audiência pública foi agendada para o dia 14 de maio para discutir o tema.
Enfrentamento ao HIV/AIDS
Foi promulgada nesta terça-feira (15) a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao HIV/AIDS, Tuberculose (TB) e Hepatites Virais, proposta pelo vereador Gil Magno. A nova frente tem como objetivo reunir esforços entre o poder público, a sociedade civil organizada e o Parlamento para fortalecer ações de prevenção, tratamento e garantia de direitos das pessoas afetadas por essas doenças. A frente consolidará parcerias com ONGs, órgãos públicos, promovendo debates e iniciativas que contribuam para políticas públicas mais eficazes.